8 profissões nas quais as pessoas empáticas se encaixam perfeitamente

Se você é uma pessoa sensível e se coloca sempre no lugar do outro, procure a profissão perfeita para você antes de ingressar no mercado de trabalho.

Escolher a carreira ideal é um desafio para todas as pessoas. A boa notícia é que, de acordo com o perfil de cada um, é possível definir algumas possibilidades a se pensar e outras que devem ser excluídas. Se você está nesta fase, veja algumas profissões destinadas àqueles que exibem a sensibilidade e capacidade de se colocar no lugar do outro.

Leia mais: Veja profissões que são o match perfeito para as pessoas introvertidas

Vale ressaltar que estas carreiras em questão são especiais para pessoas empáticas, mas também que é fundamental que eles mantenham uma certa distância para não comprometer a saúde mental em exercício.

Veja quais são as 8 melhores profissões

A empatia é o poder de se colocar no lugar da outra pessoa. Essa capacidade é mais aflorada em algumas pessoas, que são chamadas de empáticas. Elas costumam ser sensíveis, compreensivas e respeitosas. Não é para menos que, de fato, há profissões que são ideais para elas enquanto outras devem ser evitadas. Confira!

Médico ou enfermeiro

Estes são os principais profissionais que prestam cuidado aos pacientes em hospitais. Isso exige do profissional uma facilidade de ouvir e compreender o outro. Sendo assim, as pessoas mais empáticas tendem a se mostrar profissionais exemplares nesta área.

Terapeuta

É muito comum que sejam vistas desde muito novas como psicólogas, uma vez que os familiares e amigos gostam de ouvir o que elas têm a dizer. Essa é uma área que exige muito exercício de compreensão e empatia.

Assistente social

Esse profissional tem o papel de ligar pessoas de diferentes classes aos seus direitos como cidadãos. Sendo assim, é uma ótima opção para os empáticos seguirem carreira.

Coach 

O coach, especialmente o de carreira, tem o papel de ajudar as pessoas a escolher o futuro ideal baseando-se em suas experiências e conhecimentos. É uma profissão perfeita para empáticos, visto que eles já praticam o exercício de ajudar o outro a tomar boas decisões no dia a dia.

Gerente de Recursos Humanos

Ele tem a função de auxiliar no recrutamento e bem-estar das pessoas dentro de uma empresa. O profissional deve ser gentil e prezar por um ambiente harmônico entre os trabalhadores e a chefia.

Escritor

Como pessoas sensíveis, aquelas com a empatia aflorada podem usar essa sensibilidade para escrever histórias, crônica e contos, por exemplo. Por saber ouvir, eles também sabem como tocar as demais da melhor forma.

Professor

O educador é um profissional crucial para sociedade, um que exige sensibilidade, compreensão e paciência. Desse modo, a empatia se torna um ponto fundamental para que sejam criados espaços acolhedores para os alunos. Isso faz do mestre um docente exemplar.

Quais profissões evitar?

Algumas exigem racionalidade e um certo nível de frieza para exercê-la com excelência, afinal de contas, muitas vezes é preciso focar nos números e não nas pessoas para que o negócio seja lucrativo.

Sendo assim, alguns podem achar muito difícil entrar para a carreira política, que muitas vezes exige se curvar à vontade de grandes investidores, bem como se juntar à área de vendas, onde é necessário focar em comissões sem se importar se o produto a ser vendido é realmente bom.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.