9 dicas essenciais para professores iniciantes

Para te ajudar a evoluir profissionalmente, selecionamos algumas dicas essenciais para professores iniciantes. Confira:

0

Entrar no mercado de trabalho exige muita atitude por parte do profissional. São muitas exigências e cobranças que devem ser atendidas para que consiga alcançar uma vaga. Isso acontece também com professores iniciantes, formados há pouco tempo ou que ainda estejam concluindo a licenciatura ou pedagogia.

É claro que o começo é o momento mais indicado para conhecer suas habilidades e áreas profissionais que mais se identifica, mas como os desafios enfrentados por um professor são diversos, pode ser que perca o interesse por essa carreira sem ao menos adotar novas posturas em sala de aula.

As sensações mais desagradáveis que surgem na véspera da primeira aula costumam ser ansiedade e medo. Além disso, pode bater a insegurança e achar que não possui um bom desempenho.

Por mais que isso aconteça frequentemente, não deve ser considerado algo normal, pois assim será muito mais difícil amenizar ou solucionar o problema.

As causas podem estar relacionadas aos pensamentos negativos, principalmente por achar que tudo vai dar errado no trabalho ou até mesmo por se considerar um péssimo docente.

Pode parecer suficiente ter uma vasta bagagem teórica, mas a força de vontade, aliada com a experiência, pode contribuir significamente para que tenha um bom desempenho como professor.

Para evitar que o nervosismo te prejudique, que tal se preparar com antecedência para suas aulas? Por mais que isso exija maior dedicação do profissional no começo, com certeza sentirá a diferença a longo prazo, principalmente em relação ao controle das emoções.

Para te ajudar a evoluir profissionalmente, selecionamos algumas dicas essenciais para iniciantes. Confira abaixo:

Dicas para professores

1 – Conheça os seus alunos

Para que você possa desempenhar o seu papel de professor, é necessário que saiba quem são os públicos que terá que lidar. Os seus alunos possuem características particulares, que servem para conduzir o seu planejamento de aula.

Você precisa conhecer o seu grupo e quem são as pessoas que você vai ensinar. Procure detectar quais são os talentos, defeitos e as riquezas. Seja tolerante e se adapte a sua turma, de forma que sejam estimulados a desenvolver suas habilidades.

2 – Vença a timidez

Por mais que você seja uma pessoa de poucas conversas, não permita se titular como uma pessoa tímida. Por mais que dar aula seja uma situação nova para você, saiba que é capaz de vencer sua insegurança caso se prepare o suficiente antes de entrar na sala de aula.

Para que isso aconteça, é necessário que se mantenha focado na sua nova profissão por um tempo. Priorize sua nova atividade e dê o seu melhor, pois as etapas seguintes consequentemente serão mais tranqüilas.

3 – Planeje suas aulas

Por mais que você tenha o hábito de formular o que será passado em aula na sua própria cabeça, é importante que passe tudo para o papel, com o propósito de que não se esqueça de algo importante.

Faça um planejamento rico em detalhes, pense em um plano B para cada aula, pois podem surgir emergências e você terá que pensar rápido para solucionar o problema. Saiba que improvisos são para profissionais maduros, que já estão acostumados com a sala de aula e se sentem a vontade com a turma.

Confira modelos de Plano de Aulas prontos para baixar em nosso site clicando aqui.

4 – Ensaie

Essa dica é muito importante para professores de primeira viagem, pois permite que você detecte os pontos fracos e fortes ante de enfrentar os grandes desafios dentro da sala de aula. Crie o hábito de dar aulas para o espelho, para si mesmo ou para alguém conhecido.

Caso alguém se disponha a assistir a sua aula, peça que faça as devidas críticas e que te ajude a pontuar o que deve ser melhorado.  Além disso, você pode optar por gravar um filme de si mesmo dando aula e depois verifique o resultado.

Observe o seu tom de voz, palavras que poderiam se enfatizadas ou assuntos importantes que deveria ter priorizado. Confira em nosso site um curso de oratória gratuito para te ajudar no processo.

5 – Dê segurança aos seus alunos

Para que o aluno se sinta suficientemente motivado a prestar atenção na aula e aprender o conteúdo, é necessário que você transmita confiança e seja seguro em sua oratória. Além disso, você deve acreditar no potencial dos seus alunos, de modo que eles se sintam mais estimulados a desenvolver suas capacidades.

6 – Ensine com paixão

Não a nada pior do que ser obrigado a fazer algo que não esteja nem um pouco interessado em executar. Caso tenha optado por essa profissão, tenha consciência que os seus alunos precisam de você para que possam evoluir intelectualmente e se tornem bons profissionais no futuro.

Crie o gosto pelo seu trabalho e transmita essa sensação aos que estão próximos a você, pois desta forma se sentirão mais motivados a estudar.

7 – Aprenda a ouvir

Alguns professos se sentem superiores demais em sala de aula ao ponto de achar que estão sempre com a razão. Saiba que isso é muito arriscado e pode ser prejudicial a suas aulas.

Deixe que os seus alunos tenham um momento para expressarem suas opiniões, pois pode ser que eles tenham algo importante a dizer. Desta forma, eles se sentirão importantes para você, além de proporcionarem um feedback do seu programa.

Crie um espaço para a troca de conhecimento entre eles, de modo que possam ajudar uns aos outros em determinadas situações e aprendam a trabalhar em equipe.

8 – Seja criativo no uso de recursos didáticos

Por mais que seja mais fácil adotar o sendo comum, é importante que saiba que quanto mais a aula for criativa, mais os alunos vão ficar impressionados e interessados no conteúdo.

Professores de Matemática ensinam de forma divertida usando Legos
Professores de Matemática ensinam de forma divertida usando Legos

Existem diversos recursos que podem ser utilizados ao seu favor, portanto, veja-os como aliados. Slides, vídeos, debates, palestras, visitas, exercícios, estudos de casos, dinâmicas e exemplos práticos são ótimos para tornar a aula diferenciada e muito mais atrativa.

9 – Aprenda com profissionais experientes

Outra dica muito importante é manter contato frequente com outros professores que considera ótimas referências. Aprenda a ouvi-los e se mantenha sempre atento aos seus atos. Se mostre sempre interessado em evoluir e aos poucos verá a diferença no seu trabalho.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.