Em quais situações um segurado do INSS pode perder o benefício? Descubra agora 6 delas
Fique por dentro dos motivos que podem levar uma pessoa a perder seu benefício do INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) regula alguns benefícios no Brasil, e a manutenção dessas remunerações requer algumas etapas. Isso porque, caso o segurado não cumpra com as regras estabelecidas, pode deixar de receber sua aposentadoria ou pensão. Sendo assim, veja agora 6 motivos para perda de benefício do INSS.
Leia mais: Confira o novo valor dos aposentados e pensionistas do INSS em 2022
Situações que podem levar à perda de um benefício do INSS
1.Faltar à prova de vida
A prova de vida tem o objetivo de evitar fraudes, assim como pagamentos errados. Ela é feita anualmente e destina-se a todos os segurados que recebem aposentadoria, pensão ou outro tipo de benefício assistencial. Desse modo, pode haver bloqueio do pagamento em caso de não comparecimento à prova.
2. Não comparecer em perícia
O intuito da perícia médica do INSS é atestar que o segurado de fato se enquadra nos requisitos determinados para a concessão do benefício, que pode ser o auxílio por incapacidade temporária ou aposentadoria, no caso de incapacidade permanente. Dessa forma, a pessoa que não comparecer a uma perícia pode ter o auxílio suspenso (se a perícia for para renovação), ou então o INSS pode não conceder o benefício, caso seja um requerimento inicial.
3. Fraudes
O INSS costuma levantar os dados dos seus segurados a fim de garantir que nenhuma informação falsa foi passada. Desse modo, em caso de suspeita de fraude, o contribuinte pode ter o benefício suspenso enquanto ocorre um processo de apuração das informações.
4. Encarceramento
Caso o beneficiário seja preso, a aposentadoria fica suspensa até que ele esteja novamente em liberdade. A fim de amparar os familiares do segurado que está em cárcere, existe o auxílio reclusão, que os membros da família podem requerer.
5. Ser beneficiária do salário-maternidade
Se a contribuinte estiver recebendo esse benefício, haverá suspensão da aposentadoria ou outro auxílio que a pessoa receba, até que se encerre o salário referente à maternidade. Isso ocorre porque o INSS não permite o pagamento simultâneo desses proventos.
6. Não atualizar o CadÚnico
Atualizar o Cadastro Único (CadÚnico) é especialmente importante para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Existe uma obrigatoriedade de que o CadÚnico seja atualizado a cada dois anos para manutenção do BPC. Caso contrário, o auxílio ficará suspenso e após 60 dias será cancelado de forma definitiva.
Se você gostou desse conteúdo, então clique aqui para ler mais artigos como esse!
Comentários estão fechados.