Conheça 10 sinais de quem possui deficiência de vitamina C, causas e como tratar
Essa é uma vitamina extremamente poderosa, com ação antioxidante, que auxilia na formação do colágeno e atua prevenindo o envelhecimento celular. Saiba mais!
A vitamina C é um micronutriente natural que está presente nos alimentos, principalmente nas frutas cítricas como a acerola e a laranja. É uma vitamina extremamente poderosa, que tem ação antioxidante, auxilia na formação do colágeno e atua prevenindo o envelhecimento celular. Nesse artigo, você vai conhecer os principais sintomas de deficiência de vitamina C no corpo. Acompanhe a leitura!
Leia mais: Benefícios Do Gengibre Em Pó: Saiba Como E Quando Usar
O principal problema relacionado ao déficit da vitamina C no organismo é a doença escorbuto, cujos sintomas se manifestam após 4 a 6 meses da falta dessa vitamina. Ela pode levar ao aparecimento de manchas roxas na pele, que é um dos seus sintomas. Além disso, o escorbuto infantil se caracteriza também pelo surgimento de deformidades ósseas, crescimento prejudicado e alterações cardíacas.
Principais sinais e sintomas de falta de vitamina C no corpo
- Cansaço, tontura e palidez devido à anemia, previamente causada pela baixa absorção de ferro;
- Dificuldade em cicatrizar feridas, por causa da deficiência de colágeno no organismo;
- Sangramentos pela gengiva, nariz ou qualquer local do corpo, devido ao rompimento dos tecidos que suportam os vasos sanguíneos;
- Manchas roxas pelo corpo, novamente pela fragilidade dos vasos sanguíneos;
- Deformidades ósseas e aumento do risco de fraturas, principalmente em crianças, pois altera o processo de calcificação e formação dos ossos;
- Queda de cabelo e enfraquecimento das unhas, cartilagens e articulações;
- Dor óssea e inchaço no corpo;
- Queda e amolecimento dos dentes;
- Aumento do risco de infecções, como gripes e resfriados, já que a falta de vitamina C prejudica a formação dos glóbulos brancos e altera várias funções do sistema imune;
- Tristeza, stress mental e dificuldades de raciocínio, visto que a falta desta vitamina pode produzir alterações químicas cerebrais.
Além disso, se não for feito o tratamento dessa deficiência o quanto antes, pode ocorrer o surgimento de outros sintomas, como cansaço excessivo e letargia.
Causas da falta de vitamina C
A principal fonte de vitamina C no corpo é a alimentação. Portanto, a falta dessa vitamina acontece quando sua ingestão na dieta é insuficiente. Porém, como ela é absorvida no intestino, seu déficit também pode ocorrer quando essa função não é adequada. Neste caso, alguns dos principais fatores de risco são desnutrição, anorexia, tabagismo, alcoolismo, doenças e inflamações intestinais, como a doença de Crohn, por exemplo. Além disso, durante a gravidez e a amamentação, há um aumento da necessidade dessa vitamina no corpo.
Como tratar a carência de vitamina C?
Como dito anteriormente, encontra-se a vitamina C principalmente em frutas e vegetais, tais como acerola, laranja, abacaxi, limão e pimentão. Ou seja, é de extrema importância a presença destes alimentos na sua rotina alimentar para suprir suas necessidades diárias.
Entretanto, como a vitamina C pode ser eliminada, de forma gradual, através da urina, o seu consumo diário deve ser alto. Caso a quantidade necessária não seja alcançada com a dieta, também é possível tomar suplementos com vitamina C. Porém, é importante consultar seu nutricionista ou médico responsável para que o seu uso não seja excessivo.
Comentários estão fechados.