Indigestão: Como tratar e o que comer depois do desconforto?

Muitas pessoas têm dúvidas do que comer durante a recuperação de uma indigestão, e de fato é preciso ter cuidado nesse momento de estômago sensível.

Queimação, náuseas, flatulências e desconforto abdominal leve ou intenso: esses são alguns dos sintomas da indigestão, o que significa que você pode ter sido descuidado na hora de comer. Afinal, a indigestão aparece associada aos maus hábitos alimentares, como comer rápido demais, ingerir líquidos e alimentos ao mesmo tempo e mastigar pouco. Assim, é preciso ter atenção durante as refeições para prevenir a indigestão, além de usar as técnicas certas para tratá-la.

Leia mais: Suco de Couve: Saiba como aliviar seus problemas no estômago.

Como tratar a indigestão?

É importante salientar que a dispepsia, nome real do que chamamos de “indigestão”, não é uma doença, mas sim um conjunto de sintomas relacionados aos hábitos alimentares. Por isso, todo o tratamento desses sintomas está relacionado a se alimentar bem para prevenir o incômodo.

Entretanto, existem algumas formas de remediação instantânea para aliviar os incômodos sentidos na região do abdômen. Nesse caso, os antiácidos são úteis quando a dispepsia se apresenta em forma de azia, com queimação no esôfago.

Por outro lado, o antigases é o mais utilizado quando os sintomas se manifestam no intestino. Em ambas as situações, a hidratação é fundamental para que o organismo consiga se reequilibrar.

O que comer durante a recuperação?

Beber bastante água é o mais importante para o período da recuperação, pois toda a comida precisa ser digerida. Além disso, de fato não se pode comer algumas coisas, pois nesse momento o estômago e intestino ainda estão fragilizados. Logo, é recomendável  evitar comidas gordurosas, frituras e cafeína.

Quanto ao cardápio para o tempo de recuperação, as frutas e verduras são as mais indicadas, desde que você mantenha longe as frutas mais ácidas. Já os vegetais, em geral, conseguem ser digeridos com facilidade, e por isso são boas opções para essa situação.

Ademais, a hortelã-pimenta conseguirá gerar alívio aos desconfortos e estimulará a recuperação do fígado. O gengibre, por sua vez, trabalhará para reduzir os efeitos das náuseas e agirá como anti-inflamatório. Por fim, também aposte em frutas e verduras ricas em fibras para te ajudar na digestão e prevenir a indigestão.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.