Você sabia que o consumo de Coca-Cola pode enfraquecer seus ossos?
A bebida é deficiente em vitaminas e rica em substâncias que dificultam o fortalecimento dos ossos no organismo.
Refrigerantes de um modo geral são bebidas que não possuem um valor nutricional relevante, tendo em vista o baixo número de vitaminas que possuem. Dessa forma, não são positivos para saúde e quando consumidos em exagero, trazem alguns malefícios. Dentre eles, está o enfraquecimento dos ossos. Continue lendo para entender.
Veja também: Alimentos que afetam a absorção do cálcio podem trazer problemas de saúde
Relação do refrigerante com os ossos
Consumir Coca-Cola frequentemente pode fazer mal para o organismo, aumentando o risco de câncer, diabetes, retenção de líquidos, dentre outros. Nesse sentido, destaca-se também o quanto isso pode afetar a saúde óssea. Isso porque, ao consumir exageradamente esta bebida, você está enfraquecendo seus ossos e tornando-os mais vulneráveis a fraturas.
Alguns estudos mostram que outros refrigerantes, como o Guaraná Antártica, também produzem alterações nos ossos. No entanto, as bebidas à base de cola são muito mais determinantes no que tange a resistência dos ossos. Nessas pesquisas, associa-se a alteração dos ossos à cafeína, que é posta em proporções diferentes nessas bebidas.
Em adição a isso, os refrigerantes também possuem altos níveis de ácido fosfórico, uma substância que afeta a absorção de cálcio no corpo. Vale ressaltar que esse é um composto extremamente importante no fortalecimento dos ossos e dos dentes. Sendo assim, o consumo elevado dessas bebidas pode trazer a osteoporose para os ossos, bem como cáries nos dentes.
Outras curiosidades sobre o tema
Diante da relação com a cafeína, foi feito um estudo com o café, visto que ele também possui grande quantidade deste composto. Com isso, os resultados mostram que o café possui efeitos similares aos dos refrigerantes a base de cola no nosso organismo.
Além disso, foi constatado que essa deficiência nos ossos é mais comum em mulheres. A explicação dada para isso foi o fator hormonal. Nesse sentido, a cafeína atrapalha o ciclo hormonal feminino, de forma que, como as mulheres tem hormônios que influenciam na saúde dos ossos de forma mais direta, elas acabam ficando mais sujeitas a desenvolver problemas ósseos ao consumir muita cafeína.
Comentários estão fechados.