Conheça o chá de rooibos e seus inúmeros benefícios

Apesar de toda sua ação antioxidante e da proteção contra doenças, esse chá deve ser consumido de forma moderada.

O rooibos é uma planta nativa da África do Sul, que apesar de pouco conhecida, é extremamente benéfica à saúde por possuir uma grande quantidade de diversos minerais e antioxidantes. Nesse sentido, o chá de rooibos é uma ótima maneira de aproveitar os efeitos medicinais dessa planta, entretanto é necessário tomar alguns cuidados. Confira!

Veja também: Chás medicinais: confira já o poder de alguns chás para sua saúde!

Benefícios do chá de rooibos

Os efeitos desse chá se assemelham ao do chá verde e do chá preto, tendo em vista a ação antioxidante dessas três preparações. No entanto, a vantagem do rooibos frente aos outros é que ele não possui cafeína, ou seja, pode ser consumido à noite e também por pessoas com problemas de sono ou ansiedade. Como dito acima, o chá possui uma ação antioxidante e, por isso, é muito utilizado em processos inflamatórios, bem como na prevenção de doenças.

Com isso, o chá protege o corpo da ação dos radicais livres e atua na prevenção de algumas doenças. Dentre elas, estão os problemas cardiovasculares, pedras nos rins, catarata, diabetes, asma, câncer, colesterol alto etc. Além disso, o rooibos também diminui as chances de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer, previne problemas ósseos e combate o acúmulo de gordura nos tecidos, o que, consequentemente, auxilia no emagrecimento.

Em complemento a isso, essa planta auxilia a retardar o envelhecimento da pele, alivia cólicas e dores estomacais, ajuda na digestão e, por fortalecer o sistema imunológico, tem uma ação também antialérgica. Para finalizar, esse chá também é capaz de atuar como um isotônico, ou seja, repõe os micronutrientes após a prática de atividades físicas.

Atenção necessária

O chá, apesar de muito benéfico, não pode ser tomado de forma exagerada. Isso se dá pois, em grandes quantidades, podem ocorrer algumas reações adversas. O aumento das enzimas hepáticas para quem bebia o chá diariamente foi uma das reações percebidas, e essa elevação pode trazer problemas no fígado.

Além disso, foram constatados alguns casos de aumento da quantidade de estrogênio, o que pode gerar um desequilíbrio hormonal e, assim, em casos mais graves, causar o câncer de mama. Em complemento a isso, o chá também foi associado à fertilidade masculina, no sentido de que, se for consumido em exagero, pode reduzir o número de espermatozoides.

Por essas razões, o chá não é indicado para quem está fazendo quimioterapia, podendo afetar o tratamento, nem para pessoas com doenças hepáticas, câncer hormonal e/ou doenças renais. Sendo assim, faça consumo do chá de forma moderada para aproveitar seus benefícios e não sofrer com as consequências negativas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.