Chás medicinais: confira já o poder de alguns chás para sua saúde!

Os chás possuem propriedades medicinais que ajudam no combate de doenças. Saiba mais sobre eles!

Os chás medicinais são utilizados por muitos povos há séculos. A riqueza das plantas medicinais dispostas na natureza significa muito para eles, visto que conhecer cada uma delas e suas propriedades é sinônimo de muita sabedoria.

Assim, muitos povos designavam a pessoas específicas a função de conhecer cada planta e suas propriedades, como os chamados médicos, sábios, curandeiros, entre outros. Por outro lado, hoje a tecnologia pode facilitar o conhecimento dessas plantas medicinais e fazer com que as pessoas possam conhecê-las na palma da mão.

Veja mais: Saúde dos ossos: Confira 3 receitas de sucos naturais para ter ossos mais fortes e saudáveis

Os poderes do chá

Os chás medicinais são feitos à base de ervas que possuem princípios responsáveis por combater e tratar algumas doenças. Assim, existem chás para cólicas, dores de cabeça, resfriados, sinusite e outros.

Além disso, eles são bebidas nutritivas para dias muito frios, pois além de proteger contra resfriados, os chás aquecem e dão uma sensação de bem-estar. Confira a seguir algumas opções de chás medicinais:

Chá de erva-cidreira

Geralmente, as avós costumavam cultivar sempre um pezinho de cidreira no quintal. O chá de melissa, como também é conhecido, é um ótimo calmante, analgésico e antiespasmódico. Além disso, ele promove o relaxamento dos vasos sanguíneos, auxiliando na pressão arterial e melhora o sono.

Chá de hortelã

O chá de hortelã é ótimo para tratar as cólicas menstruais, asma, sinusite e resfriados. Ademais, a hortelã também é uma forte aliada contra as dores de cabeça.

Chá da casca de maracujá

O chá da casca de maracujá auxilia nos casos de pressão alta, e pessoas que sofrem com problemas de insônia também podem se beneficiar. Isso porque ele possui propriedades que ajudam a relaxar os músculos, diminuir a ansiedade e controlar a pressão.

Por fim, vale ressaltar que, mesmo os chás possuindo diversos benefícios, é importante consumi-los com cuidado. É necessário ter atenção ao seu consumo e a utilização de remédios, porque os chás podem interferir no efeito de algumas substâncias. Assim, busque o chá que mais te agrada, mas o utilize com cautela e opte por preparar chás mais fracos. Geralmente, os profissionais alertam para não consumi-los diariamente.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More