É possível acumular duas aposentadorias no INSS?
A reforma da previdência de 2019 trouxe mudanças para a questão do acúmulo de aposentadorias, por isso veja aqui o que mudou.
Comumente, acreditamos que cada pessoa tem direito a apenas uma aposentadoria, porém as regras da previdência não excluem a possibilidade de duas aposentadorias.
Porém, com a reforma da previdência de 2019, algumas regras passaram por mudanças, inclusive as regras de duas aposentadorias. Por isso, separamos aqui como se encontra a questão do acúmulo de aposentadorias em 2022 sob as regras da previdência.
Leia mais: Revisão do INSS: Como e em quais casos solicitar.
Quem pode receber duas aposentadorias?
O cidadão que contribuiu para dois regimes previdenciários diferentes possui o direito de receber de ambos. Isso é o que diz as novas regras definidas em 2019 na última revisão das regras da previdência social. Por exemplo, é possível que alguém tenha feito contribuições tanto para o Regime Geral quanto para o Regime Próprio.
Geralmente, essa possibilidade acaba sendo mais viável para servidores públicos, que costumam fazer duas contribuições. Isso porque, além do INSS, esse funcionário também está contribuindo com contribuições na previdência municipal ou estadual.
Além disso, também é possível falar em acúmulo de aposentadoria com pensão por morte. Porém, é necessário entender que se tratam de dois benefícios diferentes, mas que o cidadão pode ter direito aos dois. Entretanto, as regras estipulam que no caso de acúmulo de pensão por morte e aposentadoria, um dos benefícios não será pago integralmente.
Como posso fazer a solicitação da aposentadoria?
O trabalhador tem alguns canais disponíveis para fazer a solicitação, que pode tanto ser feito pelo telefone quanto pela internet. Caso opte pela primeira opção, deverá fazer uma ligação para o número 135, que é o código do canal oficial do INSS.
Além disso, você também pode optar pela praticidade da internet e fazer a solicitação pelo aplicativo Meu INSS. No caso, o aplicativo é gratuito e está disponível tanto para celulares Android quanto iOS. Sem falar que nesse aplicativo você consegue ter acesso a diversos outros serviços e benefícios públicos, e fazer solicitações diversas.
De qualquer forma, a solicitação do INSS precisa contar com todos os documentos de identificação do trabalhador. Inclusive os documentos que comprovem tempo de serviço, ou a condição médica que o impede de trabalhar, em caso de afastamento.
Comentários estão fechados.