Veja o seu saldo para saques do FGTS em 2022
Os trabalhadores que possuem a carteira assinada tem direito aos recursos do FGTS. Saiba como consultar o saldo para saques.
Os trabalhadores que possuem a carteira de trabalho assinada tem direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que pode ser sacado mediante condições especificas, como a compra da casa própria ou aposentadoria.
Durante o período em que ele não é retirado pelo trabalhador, fica depositado na sua conta na Caixa Econômica Federal, cujo rendimento é abaixo da poupança e pode ser utilizado em programas de habitação, por exemplo.
Leia também: Você sabia que herdeiros podem sacar o FGTS e o PIS/Pasep?
Como funciona o FGTS?
Os empregadores devem fazer o depósito em contas abertas na Caixa, até o dia 7 de cada mês, em nome de seus funcionários, sendo que o valor corresponde a 8% do salário. Caso a data não caia em um dia útil, o recolhimento deverá ser antecipado para o dia útil anterior, e caso o empregador deposite após o vencimento, deverá fazê-lo com juros e correção monetária.
Quando tratamos de contratos de trabalho de aprendizagem, o percentual cai para 2%. Se for trabalhador doméstico, o recolhimento corresponde a 11,2%, sendo 8% a titulo de depósito mensal e 3,2% a título de antecipação do recolhimento rescisório.
O FGTS é pago sobre salários, abonos, adicionais, gorjetas, aviso prévio, comissões e 13º salário. Como é uma obrigação exclusiva do empregador, o FGTS não é descontado do salário do trabalhador.
Como saber o saldo?
- Por SMS
Há inúmeras formas de fazer o acompanhamento dos depósitos e do saldo total da conta, inclusive por SMS.
- Por correspondência
Outra maneira de receber o extrato do FGTS é em casa, a cada dois meses. O trabalhador poderá informar o seu endereço pelo site ou em uma agência da Caixa.
- No site ou aplicativo
A consulta do saldo pode ser feita pessoalmente, no site da Caixa ou ainda pelo aplicativo FGTS.
Caso você acesse pelo site da Caixa, é necessário que informe o NIS (PIS/Pasep) e utilize uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador. Também pode ser utilizada a Senha Cidadão. A página oferece a opção de fazer a recuperação da senha, porém é necessário informar o NIS.
Comentários estão fechados.