Saiba quem tem direito a receber o Auxílio Inclusão do governo e como solicitá-lo
O Auxílio Inclusão garante R$ 606 por pessoa, mas é preciso estar dentro dos requisitos para receber. Saiba quais são eles.
O Auxílio Inclusão é um programa do Governo destinado para os cidadãos brasileiros que possuem alguma deficiência e que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), e também para os que fizeram parte do programa há pelo menos 5 anos. No intuito de incentivar a independência financeira dos beneficiários, esse programa passou por algumas mudanças. Por isso, confira agora quem tem direito ao Auxílio Inclusão.
Leia mais: Auxílio emergencial voltará mesmo em abril?
Entenda mais sobre o Auxílio Inclusão
Essa ajuda é vista como uma forma de encorajar pessoas que possuem algum tipo de deficiência a serem independentes e a encontrarem trabalho sem perderem os seus rendimentos.
Este benefício é regulamentado pela Portaria Dirben/INSS nº 949, de 18 de novembro de 2021 e concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Dessa forma, é destinado um valor de meio salário-mínimo para o beneficiário. Assim, em 2022, esse valor corresponde a R$ 606.
Quem tem direito a receber a esse benefício?
Todos os beneficiários ou ex-beneficiários do BPC que ingressaram no mercado de trabalho formal nos últimos cinco anos e recebem menos de dois salários-mínimos têm direito ao auxílio inclusão.
Essas pessoas receberão meio salário mínimo como incentivo para entrar e permanecer trabalhando. Assim, o benefício também será pago enquanto estiverem empregados, ou seja, os valores do salário e do benefício serão somados. Para ter acesso, além de ingressar no mercado de trabalho, a pessoa deve ser registrada no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) e estar com os dados atualizados no site.
Além disso, é preciso que o CPF do cidadão também esteja regularizado perante o órgão competente. Outro requisito ao qual é importante ficar atento para solicitar o Auxílio-Inclusão é preencher as condições de manutenção do BPC de forma correta, principalmente no que tange a renda familiar.
Sendo assim, essas pessoas poderão fazer a solicitação por qualquer meio de comunicação da INSS, como site, canal telefônico 135, ou pelo aplicativo “Meu INSS”. Além disso, para quem deseja fazer isso pessoalmente, é possível fazer a solicitação em um dos postos de atendimento do INSS.
Comentários estão fechados.