Os 4 maiores erros que cometemos na hora de comer frutas

Conheça os hábitos que podem reduzir os benefícios das frutas ao consumi-las.

As frutas são essenciais para manter uma alimentação equilibrada e intestino bem regulado. Porém, também é importante entender que alguns erros na hora de comê-las podem comprometer não só os benefícios dos nutrientes que recebemos delas, como também o sabor. Saiba quais são a seguir.

Leia mais: Conheça 3 frutas que você deve comer com a casca

  • Comer frutas em excesso

É inegável que frutas são indispensáveis para qualquer alimentação balanceada. Porém, como diz o velho ditado: tudo em excesso faz mal. No caso das frutas, como elas possuem um açúcar próprio, conhecido como frutose, doses exageradas podem alterar o nível de glicose.

Dessa forma, varia bastante de um indivíduo para outro o quanto cada um é capaz de consumir. Esse é um cálculo que vai envolver a faixa etária e grau de atividade física. Portanto, evite os excessos e aproveite as frutas de maneira moderada.

  1. Remover as cascas

Por mais que não seja uma parte tão saborosa, em alguns casos é importante consumir também as cascas das frutas. Em maçãs e peras, por exemplo, boa parte de seus nutrientes estão concentrados na casca.

Inclusive, até mesmo cortar as frutas em vários pedacinhos pode fazê-las perder boa parte de suas vitaminas e minerais, especialmente aquelas com vitamina C, como laranja, caju e limão.

  • Erros na hora de lavar

Muitas vezes, ao comprar frutas em feiras ou mercados, é indispensável que seja feito o processo de higienização adequado antes de consumi-las. Para isso, é preciso investir em uma lavagem completa e não contar apenas com água corrente.

Isso porque muitas delas, além de germes, podem conter resquícios de agrotóxicos. Assim, é importante deixar algumas frutas submersas na água com algum produto de limpeza, como detergente neutro ou água sanitária, por alguns minutos.

  • Triturar ou peneirar demais

Como boa parte das fibras das frutas estão concentradas na polpa, quanto mais elas são peneiradas ou trituradas, mais irão perder suas fibras.

Portanto, por mais curioso que pareça, quando consumimos o suco, perdemos boa parte das vitaminas presentes na fruta in natura. Além disso, pode ser até mais calórico, visto que podem ser necessárias mais unidades da fruta para fazer uma boa quantidade da bebida.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.