3 grandes benefícios de consumir probióticos no dia a dia
Inúmeras vantagens para o organismo se consumirmos os lactobacilos diariamente!
Com certeza, você já deve ter ouvido falar que tomar probióticos todo dia faz bem para sua saúde, principalmente intestinal. Mas você já parou para pensar no que são probióticos? Quais são os benefícios do seu consumo? Confira a seguir as vantagens de inserir essa suplementação no seu dia a dia.
Leia mais: O que é kefir?
O que são probióticos?
Muitas vezes depois que usamos antibióticos ou quando fazemos uma dieta pouco saudável, a flora intestinal fica desequilibrada, perdemos bactérias que nos auxiliam no combate de microrganismos nocivos e o nosso intestino acaba sendo povoado por eles.
Dessa forma, os probióticos são bactérias benéficas que vivem no intestino e podem melhorar a saúde geral do corpo, trazendo benefícios como melhor digestão e absorção de nutrientes, além de impulsionar o sistema imune.
Alguns benefícios da ingestão lactobacilos
- Ajudam na redução do colesterol
Níveis elevados de colesterol ruim (LDL) estão relacionados ao risco de doenças cardíacas. Pesquisas mostram que alguns probióticos podem ajudar a reduzir esses níveis. Assim, o mais eficaz deles é o Lactobacillus acidophilus.
Esses estudos mostraram que tomar este probiótico por seis semanas faz com que provoque uma redução significativa no colesterol total e LDL, ainda que tenha reduzido o colesterol “bom” (lipoproteína de alta densidade). Portanto, é importante monitorar seus efeitos em seu corpo com seu médico.
- Aliviam os sintomas da síndrome do intestino irritável
A síndrome do intestino irritável (SII) é um problema que incomoda a vida de muitas pessoas. Os sintomas geralmente são dor abdominal, inchaço e movimentos intestinais incomuns. A causa exata da SII é desconhecida, mas há evidências de que pode ser gerada por certas bactérias intestinais.
Vários estudos examinaram o papel dos probióticos na melhora desses sintomas. Um estudo envolvendo 60 pacientes com SII acompanhou as consequências da ingestão de Lactobacillus acidophilus e encontrou menos inchaço e menos dor abdominal após dois meses.
No entanto, outro estudo teve outro resultado: observou que o uso de Lactobacillus acidophilus não teve o efeito desejado nos sintomas da SII. Acredita-se que isso possa estar relacionado à quantidade de probióticos: uma dose baixa de uma única cepa pode ter um efeito melhor na dor causada pela síndrome.
- Podem melhorar a aparência da pele
A regulação do intestino resulta na eliminação de toxinas e na pele mais hidratada e macia. Assim, acredita-se que os probióticos podem desempenhar um papel importante neste objetivo.
Além de melhorar a pele, os probióticos também podem ajudar a combater processos inflamatórios que se refletem na pele. Portanto, investir neles também é adicional para eliminar acne e cravos, além de aliviar condições desconfortáveis como dermatites.
Comentários estão fechados.