O que é kefir?

Você sabe o que é o kefir? Ele vem se popularizando muito em meio aos assuntos saudáveis, a alimentação funcional, natural e equilibrada. Saiba mais!

A alimentação funcional está se tornando bastante popular e alimentos ricos em propriedades funcionais estão sendo colocados em evidência.

Com isso, uma das propriedades mais buscadas são as que ajudam na regulação do intestino, pois hoje em dia é comum pessoas com problemas de constipação ou prisão de ventre, uma vez que esse problema pode ser resultado direto de uma má alimentação.

Os alimentos mais buscados para esse problema são alimentos probióticos. Esse tipo de alimento contém microrganismos vivos que operam de forma benéfica no organismo. Além disso, eles regulam e restabelecem o equilíbrio da flora.

Com isso, os produtos mais ingeridos e procurados aqui no Brasil são produtos fermentados, como leites e iogurtes enriquecidos com lactobacilos.

Apesar disso, com a procura para uma alimentação natural, chás, frutas e substâncias com propriedades de melhora intestinal estão se tornando cada vez mais conhecidos.

A partir disso, o kefir surgiu em cena e vem se popularizando bastante por ser um excelente alimento probiótico. Confira a seguir o que é kefir, quais seus benefícios e formas de consumo.

O que é kefir?

Saiba o que é Kefir

O kefir surge como um alimento natural e alternativa mais econômica para a ingestão de produtos com propriedades probióticas e incrementação de alimentações saudáveis, funcionais e equilibradas.

Sua origem remonta as montanhas do Cáucaso e também é conhecido como quefir, cogumelos tibetanos, plantas de iogurte, cogumelos do iogurte, kephir, kiaphur, kefer, knapon, kepiand e kippi.

Este é uma bebida fermentada feita a partir de elementos chamados de grão de kefir que, ao serem misturados a substratos, fermentam e produzem a bebida kefir.

Esses “grão de kefir” são uma colônia de microrganismos simbióticos associados a leveduras. Entretanto a composição biológica pode variar de acordo com a origem, modo de cultivo, o substrato utilizado para a produção do kefir, o tempo de utilização e as técnicas usadas na manipulação.

Essa bebida é feita a partir da ação de fermentação dos microrganismos presentes no grão de kefir. O substrato mais utilizado é o leite (caprino, bovino ou de ovelha), mas também pode ser colocado em água açucarada, leite de coco e sucos.

Quais os benefícios do kefir?

Essa bebida tem várias funções e benefícios, entre elas estão:

  • A melhora da flora intestinal;
  • Ameniza gastrites;
  • Aumenta a imunidade;
  • Evita infecções;
  • Ajuda a reduzir a frequência de alergias;
  • Redução do colesterol;
  • Melhora a absorção do cálcio pelos ossos;
  • Auxilia a digestão e redução da intolerância a lactose;
  • Prevenção de câncer;
  • Melhora dos problemas respiratórios como asma e bronquite.

Como consumir o kefir?

O kefir de leite pode ser utilizado como iogurte, podendo ser consumido com frutas, canela, leite de coco, noz moscada, amêndoas, etc.

Além disso, o kefir de leite, se misturado com limão, sal e orégano, pode ser transformado em molho para saladas. Outra possibilidade é bater o kefir de água ou leite no liquidificador junto com frutas.

Porém, o kefir deve ser ingerido em conjunto com uma alimentação saudável e não deve ser substitutivo de remédios.

Conheça também: 24 Alimentos que prendem e soltam o intestino

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More