Benefícios do brócolis podem ajudar a prevenir demência
O principal nutriente do brócolis, a vitamina K, é a responsável por ajudar a reduzir risco contra demência.
O brócolis é um vegetal que está presente na vida de milhares de pessoas em todo o mundo. Entretanto, o que poucas delas sabem é que esse alimento é o principal responsável por ajudar a reduzir o risco de algumas doenças, como a demência. Pensando nisso, descubra quais são os benefícios do brócolis para o nosso organismo.
Leia mais: Veja os alimentos que NÃO devem ser esquecidos no micro-ondas
Conheça alguns benefícios do brócolis
O brócolis, juntamente com a couve-flor, repolho, agrião e couve, são membros da família dos crucíferos. O brócolis é um vegetal bastante nutritivo, pois contém muita fibra e proteína, além de ferro, cálcio, magnésio e potássio. Isso sem contar na presença das vitaminas A, C, E e K.
Dessa forma, um dos benefícios do brócolis inclui fitonutrientes que ajudam a reduzir o processo inflamatório, bem como o estresse oxidativo, responsável pela liberação de substâncias que causam inflamação.
Além disso, segundo estudos, o sulforafano inibe a produção de glicose e melhora a glicemia em humanos, fundamental para quem possui diabetes. Já para quem tem problemas cardiovasculares, o brócolis pode ser a chave para reduzir os riscos. Isso porque o vegetal contém fibras, potássio, magnésio e antioxidantes que são benéficos para a saúde do coração.
Brócolis e prevenção de doenças mentais
O avanço nas pesquisas revela novas evidências de que a nutrição tem um papel significativo na prevenção de doenças neurodegenerativas. De acordo com alguns pesquisadores, a vitamina K pode proteger os idosos da doença de Alzheimer e outras formas de demência.
Durante um estudo de 17 meses, os cientistas examinaram o funcionamento do sistema cognitivo, bem como o comportamento dos camundongos com idade avançada. Para comparação, um terço desses animais recebeu suplementação do complexo de vitamina K , enquanto o outro terço seguiu uma dieta tradicional.
Com isso, aqueles que receberam a vitamina mostraram melhorias na memória espacial e na capacidade de aprendizado, além de uma redução significativa no comprometimento cognitivo – a transição entre a cognição normal e a demência – bem como depressão e ansiedade.
Comentários estão fechados.