Veja os alimentos que NÃO devem ser aquecidos no micro-ondas

Existem alguns tipos de alimentos que nunca devem ser postos no microondas. Confira quais são eles!

Por mais que seja um utensílio que otimiza nosso tempo na cozinha, não é todo alimento que pode ser posto no micro-ondas uma vez que tais comidas podem perder suas propriedades nutricionais ao serem submetidas ao processo de aquecimento do eletrodoméstico.

Leia mais: Confira 3 lanches que parecem saudáveis, mas não são

Os alimentos perdem suas propriedades nutricionais ao serem aquecidos no micro-ondas?

As ondas emitidas pelo micro-ondas agem diretamente na água dos alimentos, fazendo com que as moléculas do elemento vibrem e, assim, gerem calor para esquentar e cozinhar a comida. Com isso, tal processo pode afetar as vitaminas e nutrientes contidos ali.

No entanto, a alteração não é exclusiva do micro-ondas, mas sim resultado do processo de aquecimento em geral. Ao passo que a comida é esquentada, alguns nutrientes se decompõem, bem como as proteínas, que também se desnaturalizam quando aquecidas.

5 alimentos que não devem ser aquecidos no micro-ondas

  • Alho

Mesmo se passar menos de um minuto dentro do micro-ondas, a alicina, princípio ativo natural responsável pelas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do alho, pode se perder. Assim, ingeri-lo de forma crua é o ideal para aproveitar todos os seus benefícios nutricionais de maneira plena.

  • Arroz branco

Temperaturas muito altas tendem a afetar diretamente o índice de vitaminas, fibras e minerais, fazendo com que o prato seja servido com um teor reduzido de nutrientes essenciais para o organismo.

  • Brócolis

Os brócolis possuem uma alta concentração de nutrientes com ação antioxidante, porém, ao ser aquecido no micro-ondas, tal índice pode ser reduzido em até 97%.

  • Proteínas

Por mais que seja uma facilidade do cotidiano, usar o micro-ondas para esse alimento não é recomendado. Uma vez que o método pode diminuir as taxas de vitamina B12 e aminoácidos, além de afetar os líquidos naturais, reduzindo, assim, o seu valor energético.

  • Leite

Quando submetido à altas temperaturas, o leite perde praticamente toda a vitamina B12 contida em sua composição. Além disso, também há uma redução de minerais essenciais.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More