Real digital deve chegar ainda em 2022

A proposta de uma moeda digital chamada "real digital" está mais próxima de ser implementada do que se imagina.

O Governo Federal planeja lançar em breve o real digital. Essa conversa tramitou durante o ano passado e, ao que tudo indica, até o final do ano esse plano será implementado. Essa informação, de fato, foi confirmada pelo presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto.

Leia também: Moeda digital tem se tornado atrativo para os países como substituição da moeda de papel

Nesse sentido, o que irá ser testada é a ideia da viabilidade de uma moeda digital emitida pelo próprio Banco Central, uma espécie de criptomoeda que irá diferenciar-se do Bitcoin ou Ethereum, uma vez que a emissão estará atrelada à gestão do BC, e não a uma blockchain descentralizada.

Em vista disso, é importante salientar que esse tipo de ativo é entendido como uma moeda digital estável devido à característica de ter como referência o valor de outro ativo, que pode ser uma moeda fiduciária ou um ativo físico. Portanto, nesse caso, a referência utilizada será o sistema utilizado pelo Brasil para pagamentos fiduciários, o STR (Reserve Transfer System), obviamente, utilizando como referência o real.

De acordo com o responsável, em declarações citadas pelo site Cointelegraph, “isto [usar o STR no Real Digital] é uma forma de criar a digitalização da moeda sem criar uma ruptura nos balanços dos bancos”.

Além disso, o Brasil também entrou na discussão acerca do mercado de criptomoedas. O Governo Federal vem discutindo essas tramitações em um processo que já dura em torno de um ano. Estima-se que o real digital seja lançado no quarto trimestre de 2022.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.