O consumo correto de azeite pode aumentar a expectativa de vida

A ingestão regular e controlada de azeite pode fazer mudanças positivas na saúde.

O azeite, uma gordura saudável das azeitonas, é rico em uma variedade de nutrientes e, portanto, tem uma excelente vantagem quando garantido o consumo correto diário. Um novo estudo de pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, aponta que o consumo de azeite está associado a uma expectativa de vida maior, principalmente quando se substitui a manteiga e a margarina por ele.

Confira mais detalhes sobre os benefícios do azeite!

Leia mais: Azeite com própolis: Conheça 3 benefícios dessa combinação!

Estudos científicos com a ingestão de azeite

Pesquisadores divulgaram uma meta-análise que reuniu dois estudos muito amplos. Os dois trabalhos incluíram dados sobre a saúde e hábitos alimentares de mais de 92.000 indivíduos ao longo de dois anos.

Dessa forma, os cientistas descobriram que as pessoas que consumiam cerca de ½ colher de sopa de azeite por dia tinham um risco diminuído de morrer por qualquer causa em 19% em comparação com aqueles que quase nunca consumiam azeite.

Além disso, aqueles que mudaram de manteiga, margarina ou maionese para azeite tiveram uma taxa de mortalidade 34% menor do que aqueles que não mudaram e continuavam a consumir esses industrializados.

Benefícios do azeite para a nossa saúde

  • Previne o desenvolvimento de doenças cardíacas, pois ajuda a controlar os níveis de colesterol, evitando o entupimento das artérias com placas de gordura;
  • Possuem propriedades antioxidantes e por isso protegem o coração dos radicais livres;
  • Por conter vitamina E e substâncias anti-inflamatórias em sua composição, fazem com que reduza a inflamação no corpo;
  • Previne o envelhecimento precoce, combatendo os radicais livres que podem estar associados ao envelhecimento celular;
  • É rico em substâncias anti-inflamatórias que reduzem o risco de câncer e doenças inflamatórias crônicas.

Fique atento!

É importante lembrar que para colher os benefícios do azeite é preciso ter uma alimentação saudável e balanceada e priorizar o uso dele em molho de saladas ou apenas como um tempero. Importante consumir cru justamente porque dependendo do tipo de azeite, ele perde suas propriedades quando aquecido, não obtendo tantos benefícios para a saúde.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.