Saiba como a constância nas atividades físicas pode ajudar a combater depressão
Algumas horas fazendo atividade física para ajudar a combater a depressão segundo sinaliza especialistas
Levante-se e mova-se! De acordo com uma nova análise de dados, mesmo pequenas quantidades de atividade física, como uma caminhada rápida, podem reduzir significativamente o risco de depressão. A maioria dos benefícios são percebidos ao passar do sedentarismo para alguma atividade. Confira neste artigo como dedicar alguns minutos do seu dia para fazer exercício físico pode ajudar a combater a depressão.
Leia mais: Quais são os 4 alimentos mais saudáveis do mundo?
Saiba como a prática de exercício físico pode ajudar a combater a depressão
No mundo agitado e totalmente veloz que estamos vivendo, muitas pessoas encontram dificuldades em encaixar um tempo para fazer alguma atividade física. Isso, em conjunto com fatores estressantes do dia a dia de milhares de pessoas, resulta em problemas emocionais e psicológicos, como pânico, transtorno de ansiedade e depressão.
O exercício moderado a vigoroso é uma chave para sair desse ciclo, visto que promove diversos benefícios para a nossa saúde. Ele ajuda a melhorar a qualidade do sono, reduz a pressão arterial, protege contra doenças cardíacas, diabetes e câncer, reduz o estresse, melhora o humor e combate a ansiedade e a depressão.
Veja a constância de exercício indicado por estudos
De acordo com pesquisas recentes feitas nos Estados Unidos, os níveis recomendados de exercício incluem atividade aeróbica moderada (como uma caminhada rápida) por 2,5 horas por semana, bem como um treino de tonificação muscular duas vezes por semana.
Alternativamente, uma pessoa pode escolher um exercício aeróbico vigoroso, como correr, por 1,25 horas por semana, juntamente com a mesma quantidade de treinamento de força. Adultos que faziam essa prática tinham um risco 18% menor de depressão do que aqueles que não se exercitavam, de acordo com os estudos.
Além disso, aumentar um volume de atividade equivalente a 2,5 horas de caminhada rápida por semana foi associado a um risco 25% menor de depressão, segundo os pesquisadores. Os benefícios foram mais fortes quando alguém deixou de ser uma batata de sofá para adicionar movimento ao seu dia, de acordo com o estudo.
Comentários estão fechados.