Saiba como bloquear o Pix em casos de roubo do seu aparelho celular
Além de prático, o Pix é um sistema rápido e seguro que pode ser realizado a partir de uma conta poupança, conta corrente ou conta de pagamento pré-paga.
O Pix é um meio de pagamento eletrônico instantâneo e gratuito criado pelo Banco Central. Nele, os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. Além de prático, é esse é um sistema rápido e seguro e pode ser realizado a partir de uma conta poupança, conta corrente ou conta de pagamento pré-paga. Agora, veja como você pode bloquear o Pix de algum aparelho de celular que foi roubado.
Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC)
O que fazer nestes casos
O Banco Central tem procurado diversos caminhos para achar uma forma que impeça os ladrões de terem acesso a contas de clientes que usam o Pix.
Uma dessas ações foi em 2021, quando criaram um limite durante o período da noite, entre 20 horas e 6 horas, nesse tempo só é possível transferir o valor de até R$ 1 mil. Essa medida foi uma forma encontrada pelo BC para evitar transações entre os criminosos, pois os incidentes aconteciam justamente neste horário.
Logo, caso seu celular seja roubado, uma das primeiras iniciativas a se tomar é ligar para o banco e pedir o bloqueio do aplicativo e de transferências. Com isso, os aplicativos que possuem informações de e-mails precisam ter sua senha alterada de forma rápida.
Por fim, é importante avisar a operadora do seu celular que o aparelho foi roubado. Assim, isso pode evitar os golpes via WhatsApp, que é quando o ladrão usa o número do proprietário do celular para pedir dinheiro para os contatos dele.
Mecanismo Especial de Devolução
O Mecanismo Especial de Devolução entra em cena nos casos de fundada suspeita de fraude, sejam elas identificadas ativamente pelas instituições envolvidas ou quando um usuário faz um Pix e logo em seguida se dá conta de que foi vítima de um golpe.
Quando ocorre esse tipo de situação, é necessário registrar um boletim de ocorrência e logo em seguida avisar a instituição pelo canal de atendimento oficial, como SAC ou Ouvidoria. Além disso, no ambiente Pix nos aplicativos dos bancos, existe um link direto para o canal a ser utilizado para registrar a reclamação.
Comentários estão fechados.