É verdade que todo gato tricolor é fêmea? Veja aqui a explicação

Entenda como se dá o processo de formação das cores dos pelos dos gatos.

Algumas pessoas conseguiram notar que existe uma padrão de que todos os gatos com três cores são fêmeas. Mas será que isso é verdade mesmo? Para responder a essa pergunta, iremos mostrar como, exatamente, se formam as cores dos pelos dos gatos.

Leia mais: Por que os olhos dos gatos brilham no escuro?

Como os gatos ganham as cores?

Sabe aquele esquema de pares de cromossomos XX e XY que nós estudamos nas aulas de biologia? Pois essa dinâmica também está presente no organismo dos gatos. Ou seja, cada vez que um gatinho é gerado, ele recebe um cromossomo do pai e um da mãe. Assim, fica a possibilidade desses pares terem a formação de XY, para macho, e XX, para fêmea.

Assim, quando um gato possui três cores, geralmente existem dois pares de cromossomos ordenados. Isto é, um gene X de cor amarela e outro gene X com cor branca. Vale também lembrar que, nesse caso, o gene branco precisa ser dominante, para que então o filhote possua três cores diferentes. Desta forma, os gatos tricolores são realmente fêmeas.

Gatos machos também podem ser tricolores?

Embora seja muito raro, de fato é possível que um gato macho possua três cores, assim como as fêmeas. Isso também terá relação com os pares de cromossomos, sendo que nesse caso haverá uma espécie de anomalia, afinal, seria uma modificação no número de pares ordenados. Como vimos, seriam necessários ao menos dois cromossomos do tipo X para formar uma variedade de três tipos de cores.

Por isso, o gato precisa ter três cromossomos para ser um macho de três colorações, ou seja, XXY. Entretanto, é importante ficar atento, pois a mudança não será apenas externa, nos pelos. Na verdade, os machos nessa condição serão gatos estéreis.

Em termos de porcentagem, fala-se sempre em 99% de certeza de que gatos tricolores sejam fêmeas. Para provar isso, basta dar uma olhadinha nos felinos mais próximos de você para notar que os machos terão até duas cores, ao passo que aquelas com três cores serão sempre fêmeas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.