Cana-de-açúcar: Saiba como cultivar essa planta em casa
É possível ter cana-de-açúcar fresca em casa de um jeito super simples. Confira!
A cana-de-açúcar é uma matéria-prima amplamente utilizada na indústria, desde alimentos a combustíveis. Suas plantações abrangem milhares de hectares em todo o mundo. No entanto, poucas pessoas sabem que podem ter essa planta em sua própria casa seguindo os passos adequados para o seu cultivo. Com isso, qualquer amante de plantas ou mesmo quem quer beber um delicioso caldo caseiro pode plantar a cana-de-açúcar. Confira mais detalhes a seguir!
Leia mais: Veja as 4 melhores frutas para quem possui diabetes
Aprenda a plantar cana-de-açúcar em casa
Antes de mais nada, é preciso atentar para fatores como solo, rega e outros. A cana-de-açúcar, cientificamente conhecida como Saccharum officinarum, possui vários ciclos de crescimento, sendo seu desenvolvimento inteiramente dependente deles.
No entanto, para quem quer cultivá-la em casa e ter uma colheita mais rápida, a planta anual é a melhor opção (12 meses). Com isso, o plantio deve ocorrer nos meses de outubro e novembro, e a cana deve estar pronta para a colheita em oito meses.
Dicas para plantar a cana-de-açúcar
Você já reparou que a cana-de-açúcar é dividida em várias partes por “linhas”? Elas são chamadas de colmos e é neles que os brotos crescem. Antes de iniciar o plantio da cana, é necessário cortar o colmo de maneira adequada para que os brotos possam emergir. Por isso, corte a cana no meio dos colmos, não ao longo da “linha” que os separa, pois, caso contrário, sua planta não brotará.
A melhor maneira de obter um bom solo para a plantação de cana-de-açúcar é usar solo orgânico rico em nutrientes. Além disso, uma categoria de solo perfeito é o latossolo vermelho, ou solo mais argiloso, que pode ser encontrado em casas de jardim. Depois de encontrar a melhor opção, faça sulcos de 20 a 30 cm de profundidade com uma distância de 1 a 2 metros entre eles e um depósito de 2 a 3 colmos.
Após o plantio, a planta deve ser imediatamente regada para garantir um ambiente acolhedor para os brotos. Em geral, leva apenas alguns dias para uma cana se desenvolver, portanto, é preciso fazer esse procedimento diariamente durante os períodos de seca. Por outro lado, esta espécie requer muita luz, ou seja, coloque-a em um local com bastante incidência do sol.
Comentários estão fechados.