O papel das cooperativas na educação
Para alcançar uma sociedade que possua valores de justiça, equilíbrio e que consiga se desenvolver, é necessário que um de seus pilares seja a educação.
A Sociedade dos Pioneiros de Rochdale, primeira cooperativa do mundo, fundada no Reino Unido em 1844, já afirmava a relevância da educação permanente. Para alcançar uma sociedade que possua valores de justiça, equilíbrio e que consiga se desenvolver, é necessário que um de seus pilares seja a educação, comemorada no mundo todo em 28 de abril.
A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) divulgou, em 2020, que o segmento da educação representava 21% do Trabalho, Produção, Bens e Serviços.
As cooperativas fazem investimentos na educação de suas equipes, e também na sociedade, para cumprir seus preceitos de transparência, valorização do trabalho, livre adesão, compartilhamento das decisões e interesse na comunidade.
Segundo o balanço social realizado pela Unimed em 2020, o sistema Unimed investiu mais de R$ 49,5 milhões em programas relacionados à educação, capacitação profissional e desenvolvimento pessoal para seus colaboradores, médicos cooperados e comunidades, o que demonstra o comprometimento que a empresa tem com a educação no país.
E devido a esse comprometimento, em 1995, foi criada a Fundação Unimed, um braço educacional da empresa que anos depois se transformou em uma faculdade com cursos de gestão, saúde e cooperativismo. A instituição oferece cursos de pós-graduação, curta-duração e aperfeiçoamento, além de uma série de opções gratuitas para toda a comunidade.
Existem muitos exemplos que demonstram o poder que a educação tem de mudar a vida das pessoas. Em 2021, a Seguros Unimed foi escolhida a melhor empresa para se trabalhar entre todas de médio porte no Brasil. Outro prêmio recebido pelo grupo Unimed foi o de melhor educação cooperativa do Brasil.
O grupo pensa na educação como algo para todos e não apenas para seus colaboradores, e por isso apoia entidades sociais que formam e capacitam jovens aprendizes. Isso é a afirmação do compromisso individual e coletivo com uma educação inclusiva e que seja igual para todos, transforme vidas e contribua para que os indicadores sociais, econômicos e tecnológicos do Brasil consigam subir de forma saudável nos próximos anos.
Comentários estão fechados.