Confira os alimentos que podem “roubar” o cálcio do seu corpo
Mais do que recorrer a alimentos que fornecem cálcio para o nosso organismo, também é necessário ter cuidado com os “ladrões” do componente.
O cálcio garante a saúde de nossos ossos e é necessário em todos os estágios da vida, mas principalmente na terceira idade. Por isso, os médicos e nutricionistas sempre recomendam alimentos estratégicos, como leite, importantes para fornecer esse nutriente.
Entretanto, algumas pessoas não se atentam ao detalhe de que existem alguns alimentos que supostamente “roubam” cálcio do corpo. Na verdade, acontece que alguns itens da sua dieta podem impedir a captação do nutriente, veja aqui quais são!
Leia Mais: Caroço do abacate oferece excelentes benefícios para a sua saúde; confira
Alimentos “ladrões” de cálcio
- Café
O café está presente na rotina da maioria dos brasileiros e é uma importante fonte de cafeína, composto que contribui para a saúde do nosso sistema nervoso. Mas, as pessoas que apresentam déficit de cálcio precisam prestar bastante atenção ao consumo desse grão, já que pode prejudicar a absorção do nutriente. Dessa forma, o correto é maneirar na quantidade diária.
- Feijão
Outro alimento que nós brasileiros também comemos com frequência é o feijão, que, como todos nós sabemos, é rico em ferro. Dessa forma, ele contribui muito para o combate a outros problemas de saúde, como a anemia. Por outro lado, ele também pode atuar como um “ladrão” de cálcio. Nesse caso, será mais interessante revezar o consumo de feijão com outros grãos que não apresentam esse problema.
- Quiabo
Assim como o feijão, o quiabo também está presente na dieta daqueles que sofrem de anemia, pois é um ingrediente importante para esse fim. Ainda assim, é necessário ter cuidado com o consumo recorrente se você quer absorver mais cálcio.
- Oleaginosas
Por fim, temos esse grupo de alimentos que compõe grande parte da nossa alimentação diária. Para quem não sabe, as oleaginosas representam o composto de nozes, amêndoas, avelã, amendoim e castanhas. No caso, todos esses ingredientes podem oferecer riscos para quem tem déficit de cálcio, embora também ofereçam outros compostos importantes, como fósforo, vitamina E, magnésio e manganês.
Para saber como equilibrar todos os componentes necessários para o seu corpo, sem correr o risco de cair nos ladrões de cálcio, é sempre recomendado consultar um nutricionista.
Comentários estão fechados.