Google lança Inteligência Artificial geradora de imagens por meio de descrições em texto

Entenda como vai funcionar a nova ferramenta que usa inteligência artificial para transformar textos em imagens.

No mundo da inteligência artificial (IA), existem os chamados geradores texto-imagem. É um nome bastante auto explicativo: com base na frase que o usuário digita, o sistema retorna uma imagem correspondente ao que foi escrito. O líder no campo desses programas era o software DALL-E criado pela OpenAi Labs.

Agora, o Google decidiu desenvolver também uma tecnologia como essa e criou o Imagen, que foi anunciado na semana passada (24). Confira agora mais informações sobre o tema.

Leia mais: 4 funções de busca do Google que talvez você não conheça

Nova Inteligência Artificial do Google: o Imagen

As inovações em inteligência artificial (IA) são cada vez mais surpreendentes e cada vez mais aceitas pelo público. Em um futuro próximo, eles provavelmente farão parte da vida da maioria das pessoas. Assim, o Google anunciou uma nova tecnologia capaz de criar imagens a partir de texto.

Qualidade de milhões!

Imagen, como é apelidado, funciona da mesma forma que outros geradores, usando como base os textos e, a partir deles, gerando imagens. A qualidade dos arquivos gerados de forma totalmente autônoma pelo texto é algo completamente novo no mercado desse tipo de tecnologia.

Na página que se dedica ao programa, ele é descrito como tendo “fotorrealismo sem precedentes e uma profunda compreensão da linguagem“. Além disso, pode misturar vários estilos para desenvolver pinturas a óleo, fotos e renderizações CGI. Realmente, basta olhar as fotos postadas pela empresa para ter uma ideia do seu potencial.

Pretende ser o melhor do mercado

O programa DALL-E era o considerado grande líder neste campo, desenvolvido pela OpenAI Labs. No entanto, espera-se que o Google Imagen seja o primeiro em seu nicho focado em IA. Porém, o produto ainda não está disponível para uso público. As imagens criadas nem sempre são perfeitas e podem apresentar falhas e erros.

Para promover o desenvolvimento da inteligência artificial, o Google selecionou as melhores imagens que já foram criadas até o momento. Este é um procedimento padrão, pois o objetivo é causar uma boa impressão no mercado mundial que presta atenção nesse tipo de tecnologia.

O serviço promete melhorias significativas

Como mencionado, esta versão não foi divulgada ao público devido a possíveis problemas legais que foram identificados e apontados. Até porque, imagine se alguém pudesse copiar fotos sobre notícias falsas?

Fake news apenas em forma de texto já causam bastante transtorno. Assim, também há preocupações de que o recurso esteja sendo usado para o “mal” e não apenas para a “boa” criatividade. Além disso, o Google destaca que a ferramenta é capaz de codificar preconceitos.

A empresa diz que a tecnologia é capaz de codificar uma ampla gama de preconceitos e estereótipos sociais, incluindo o viés generalizado de gerar imagens de pessoas com pele mais clara, entre outros aspectos. Por isso, o objetivo agora é criar filtros que garantam o uso correto dos recursos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.