Vestibular ITA 2019 terá reserva de vagas para cotistas
Do total de 110 vagas, 22 serão direcionadas a estudantes negros, atendendo à decisão do Supremo Tribunal de Justiça sobre cotas em concursos militares.
Um dos vestibulares mais concorridos do país, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) terá reserva de vagas para cotistas nas provas para ingresso em 2019. As 110 vagas para Engenharia incluirão 22 destinadas a estudantes negros, atendendo à decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) sobre cotas raciais em concursos militares.
A decisão do STJ foi promulgada em abril deste ano, instituindo que a lei das cotas também seja aplicada nos certames realizados pelas Forças Armadas. Lembrando que o ITA é uma instituição pública de ensino superior ligada à Força Aérea Brasileira. Ainda não foi definido se a avaliação será por auto declaração ou instituição de uma comissão verificadora.
Sônia Guimarães, primeira professora negra do ITA, considera a implantação do sistema de cotas como uma vitória. Em entrevista ao G1, ela admite que, nas salas de aula, a presença de alunos negros é rara. “Nunca acreditei que isso fosse possível, vocês não fazem ideia da minha felicidade”, comemora.
O vestibular do ITA está entre os mais concorridos do país. Somente no ano passado, 11.300 candidatos se inscreveram às vagas disponibilizadas pela instituição. Além da implantação do sistema de cotas, a edição para ingresso em 2019 traz outras mudanças, como a aplicação das provas em duas etapas e, não mais, em quatro dias consecutivos.
Os exames serão ministrados em novembro e dezembro. Primeiro, os alunos realizarão as provas objetivas e, depois, as discursivas. Detalhes como datas, número de questões e os dias de aplicação serão divulgados em breve, por meio do edital previsto para publicação nos próximos dias.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.