Use o seu CPF para descobrir se sua CNH foi cancelada
Está com dúvida se sua habilitação foi cassada ou cancelada? Veja como descobrir de maneira simples.
Vários motoristas não têm o conhecimento das ferramentas que estão disponíveis para verificar a condição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na internet. Mas você sabia que existe uma forma de saber como está a sua CNH só com o seu CPF? Para isso, o motorista deve ter a versão mais recente do documento, que inclui o código QR na parte inferior. Confira agora como descobrir se a sua CNH foi cancelada e o que acontece!
Leia mais: Grupos específicos podem renovar a CNH de forma gratuita
O motorista pode verificar se o documento foi cancelado pela CNH Digital e utilizando o CPF no cadastro. Assim, é necessário que você tenha ativado a versão online de sua habilitação no Detran ou que sua carteira esteja atualizada. Além disso, também existe um outro método de consulta, que é baixando o aplicativo da CNH Digital.
Consulte sua CNH Digital pelo CPF
Confira a seguir o passo a passo necessário para fazer a verificação e acessar os dados da habilitação pela internet, no site oficial do Detran:
- Primeiro, entre no site do SENATRAN (antigo Denatran);
- Depois vá no canto superior e selecione “Entrar com Gov.br”;
- Informe o seu CPF;
- Em seguida, digite a senha do seu cadastro, a mesma senha usada para a Carteira Digital de Trânsito;
- Por fim, aceite os termos e pronto.
Além de verificar se a CNH foi cancelada, o motorista tem acesso a outras informações relacionadas à carteira, como foto do motorista, CNH e histórico de todas as CNHs emitidas em nome do pessoa, entre outras coisas.
O que acontece se a minha CNH for cancelada?
Lembre-se: quando o motorista é flagrado dirigindo um veículo com a sua devida autorização suspensa, quando é reincidente em determinadas infrações, ou quando é condenado por infração de trânsito, a CNH do indivíduo é cancelada.
Se esse for o seu caso, você terá que ficar dois anos sem dirigir e depois passar pelo procedimento de reabilitação, que inclui prova de aptidão física e mental, prova escrita, prova prática de direção e o curso de reciclagem.
Portanto, se você quiser evitar essa situação, o melhor a fazer é seguir as leis de trânsito. Com isso, além de evitar multas e ficar sem carteira de motorista, você também contribui para a segurança rodoviária.
Comentários estão fechados.