CNH sofre alterações e já está disponível em todo o Brasil

Documentos emitidos a partir do dia 1º de junho adotarão o novo padrão que inclui alterações para garantir maior segurança.

O novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de 2022, sofreu alterações que passaram a valer na última quarta-feira (01) em todo o Brasil. Essa mudança no documento foi estabelecida por meio da resolução 886, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada no fim do ano passado. Confira mais informações sobre a nova CNH já disponível em todo o Brasil.

Leia mais: Carteira grátis: Inscrições do CNH Social são prorrogadas

Principais mudanças na nova CNH

Itens para maior segurança

Embora não seja novidade, a nova habilitação está disponível em formato digital e impresso. A versão física usa um papel de segurança e tintas fluorescentes, que brilham no escuro, além de itens que só podem ser vistos sob luz UV (ultravioleta) e um holograma.

Além disso, é importante esclarecer que o novo padrão de documentação dá destaque aos portadores de carteira de habilitação provisórias ou permanentes. Para isso, a nova carteira tem em destaque uma das duas letras, da seguinte forma:

  • Letra “D” para identificar o motorista que está com a definitiva;
  • Letra “P” para identificar o motorista que está com a permissão.

Uso internacional

Além disso, o código internacional utilizado no passaporte (por meio do código MRZ – Machine Readable Zone) foi adicionado para permitir que os motoristas embarquem nos terminais de autoatendimento dos aeroportos brasileiros. Como também imprime informações em inglês e francês, além do português, o documento facilitará seu uso em outros países.

Mudança visual

O novo modelo de carteira de motorista acaba com o domínio do verde e terá agora duas cores: verde e amarelo. De acordo com o novo documento oficial, a assinatura do motorista será inserida abaixo da foto, na parte inferior do documento. Com isso, o documento difere do atual, em que a assinatura era posta depois da dobra.

Mesmo prazo de validade

Além disso, não haverá alterações na validade do novo modelo da CNH. Com isso, o prazo de validade do documento permanece em dez anos para motoristas com menos de 50 anos, cinco anos para os de 50 a 69 anos e três anos para os de 70 anos ou mais.

Devo trocar a minha CNH do modelo antigo para o novo?

A resposta é não! A troca de documentos não será imediata para os motoristas que estão com a CNH em mãos hoje. Somente ao solicitar a renovação de seu documento após o vencimento que este mudará para o novo modelo. Desta forma, se sua CNH for válida hoje, não haverá necessidade de trocá-la.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.