Saiba se alimentos que foram queimados no congelador apresentam risco à saúde

Alguns alimentos, em especial a carne, ficam com um aspecto ressecado quando ficam muito tempo em contato com o gelo e o frio do congelador.

Os alimentos que ficam congelador sem estarem devidamente protegidos sofrem queimaduras pelo gelo e parecerão secos e escuros, podendo muitas vezes acumular uma camada de gelo que se forma nas bordas. Isso acontece devido ao contato direto com o ar frio, o que altera a aparência original dos alimentos.

Você quer saber se consumir esses alimentos faz mal à saúde? Confira a seguir se alimentos queimados no congelamento fazem mal para saúde!

Leia mais: Vegetais congelados podem ser uma excelente alternativa

O que é “Freezer Burn”?

O chamado “freezer burn” (em inglês) é justamente o nome dado quando os alimentos são queimados pelo frio do congelador ou do freezer. Desse modo, esse fenômeno se dá quando o alimento sai do congelador com manchas descoradas, áreas secas e formação de camadas de gelo por cima, chamado de “queimadura por congelamento“.

Assim, muitas pessoas se perguntam se esse fenômeno tem impacto na segurança alimentar e se eles podem ser consumidos ou não. No entanto, além dessa dúvida, uma certeza é que ocorre uma alteração na qualidade e os alimentos seriamente afetados podem ficar sem sabor ou ter um sabor distintamente metálico.

Faz mal comer esses alimentos?

Segundo especialistas, é super seguro ingerir esses alimentos que estiveram em contato direto com o gelo, contanto que a parte afetada seja, de preferência, pequena. Pois, quando é o caso, basta remover a parte que foi queimada ou que esteja com muito gelo acumulado, para aproveitar o restante do alimento, como explica o USDA (United States Department of Agriculture).

Quando se trata de queimaduras gerais, que afetam a maior parte dos alimentos, é melhor não cozinhar, por causa da chance relativamente alta de perda de qualidade. Neste caso, vai depender da sua vontade de fazê-lo ou não! Porém, isso não afeta diretamente a sua saúde.

De acordo com o USDA FSIS (em inglês, Food Safety and Inspection Service), comer carne ou frango que foram queimados no congelador não irá te prejudicar, desde que você a cozinhe até atingir uma temperatura de 50° C por dentro. Porém, como já foi dito, para as carnes, as queimaduras no congelador também podem afetar a sua qualidade, tornando-as secas e sem sabor.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.