Sony e Honda pretendem assumir o mercado de carros elétricos

Foi oficializada a criação de uma joint venture, denominada Sony Honda Mobility Inc., que deve fazer seu primeiro lançamento em 2025.

Foi oficializada no dia 16 de junho pelas empresas Honda e Sony a criação de uma joint venture, denominada Sony Honda Mobility Inc. A nova marca terá seu foco na produção de carros elétricos e serviços de mobilidade, e deve fazer seu primeiro lançamento em 2025. Ainda não há previsão da construção de fábricas nem informações técnicas sobre o modelo de estreia.

Leia também: Carros elétricos são vistos como soluções promissoras ao meio ambiente

O anúncio, que partiu das duas empresas, estava previsto para o início do mês. Em seu comunicado à imprensa, ambas destacaram que gostariam de unir as tecnologias ambientais e segurança de ponta na fabricação de carrocerias da Honda com a experiência da Sony no desenvolvimento e aplicação das tecnologias de imagem, sensores, telecomunicações, rede e entretenimento.

Tendo como objetivo no acordo firmado entre as empresas, a ideia é criar uma nova geração de mobilidade e serviços que estejam alinhados aos usuários e continuem em constante evolução no futuro.

O capital inicial da nova marca é de 10 bilhões de ienes, aproximadamente R$ 384,1 milhões. Cada uma das fabricantes possui metade das ações.

Por enquanto, a Sony Honda ainda não deu seu anúncio sobre qual plataforma irá construir seus veículos. Porém, atualmente os veículos à bateria da Honda estão sendo construídos na plataforma Ultium da GM, no caso do utilitário Prologue, que tem previsão de chegar às concessionárias em 2024.

Existe a possibilidade de utilizarem a plataforma da Magna, que sustentou os conceitos do Vision-S 01 e Vision-S 02 da Sony, apresentados na CES 2022. Contudo, isso tiraria a participação da Honda e não faria sentido no contrato para Joint Venture.

“Ao reunir a experiência de ambas as empresas, pretendemos liderar o caminho da indústria automotiva em uma nova era”, informou Yasuhide Mizuno, presidente e CEO da Sony Honda.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.