Veja como salvar uma orquídea seca apenas com uma esponja
Passo a passo simples para dar vida nova à sua plantinha.
A orquídea é uma planta extremamente popular no Brasil, principalmente por ser um excelente item de decoração. Afinal, é possível encontrá-la com grande variedade de cores e tamanhos, cada uma casando perfeitamente com cada ambiente. Nas casas, a mais comum é a phalaenopsis, reconhecida pelas lindas flores e formato único. Infelizmente, caso não receba os cuidados necessários, essa planta pode acabar secando e dando muita dor de cabeça aos seus donos. Felizmente, é possível salvá-la apenas com uma esponja.
Leia mais: Erros comuns que podem matar suas plantas: saiba quais são
Apesar de muito bonita, a orquídea é também bastante delicada. Por conta disso, possui algumas exigências para se manter com bastante saúde, especialmente se tratando das suas regas. Nesses casos, os jardineiros e amantes de plantas devem prestar bastante atenção no volume que nutrem com água as orquídeas, especialmente em períodos de mudança de estação e temperatura.
Como salvar a sua orquídea?
Antes de tudo, é importante avaliar e definir de onde vem o problema. Isso porque ele pode ser resultado do ambiente em que ela está localizada, raízes apodrecendo e até mesmo a questão das regas. Caso perceba que o problema é na raiz, é importante agir o mais rápido possível, visto que em certo momento ela pode ficar irrecuperável. Por isso, retire-a logo do vaso e corte as raízes secas com tesouras de jardinagem esterilizadas.
Em seguida, você deverá “recriar” novas raízes para sua plantinha. É exatamente nesse passo que a esponja entra em jogo, então pegue uma e prenda-a na base da sua orquídea. Depois, coloque-as em um copo com apenas um dedo de água. Em pouco tempo, vai perceber que a planta começou a produzir novas raízes.
Em cerca de 3 semanas, as raízes já terão se desenvolvido completamente. A partir daí, é só escolher um vaso ou solo adequado para que ela seja plantada. Dessa vez, sempre mantendo os cuidados necessários com as regras e temperatura.
Comentários estão fechados.