Mancha solar três vezes maior que a terra continua a crescer rapidamente
Cientistas dizem que faíscas podem trazer quedas e interrupção do sinal GPS
Qual seria sua reação se você soubesse que uma bola de fogo estivá atirando raios e radiação na sua direção? Bem, é exatamente isso que está acontecendo com o Sol em direção à Terra. Segundo cientistas, à medida que fica mais próximo do fim de seu ciclo de onze anos, uma mancha solar três vezes maior que a Terra está crescendo rapidamente. Com isso, surgem novos relatos de tempestades solares na superfície da estrela.
Leia mais: Poluição sonora pode causar danos ao coração; entenda
O que são manchas solares?
Basicamente, são manchas tão grandes quanto planetas, mas um pouco menos luminosas que o resto do sol, visto que são menos quentes que as áreas que circundam. É através delas que acontecem as famosas erupções solares (feixes de radiação eletromagnética que podem causar falhas na rede elétrica da Terra). É justamente isso que assusta pesquisadores, visto que podem interferir diretamente nos serviços de geolocalização do planeta.
A mancha três vezes maior que a Terra
De acordo com Alex Young, um físico cientista da Nasa, uma das oito manchas voltadas para a Terra, mais especificamente a denominada AR3038, mais que dobrou de tamanho na última segunda-feira (20), ficando várias vezes maior que o diâmetro da Terra. Segundo o Centro de Previsão Espacial da Administração Nacional Oceânico e Atmosférica dos Estados Unidos, havia uma chance de 25 a 30% de erupções da classe M, e uma chance de 5 a 10% de de erupções da classe X até esta sexta (24).
Felizmente, apesar de ser a segunda forma mais forte de erupção, a classe M, as chamas solares são relativamente fracas e um pouco mais discretas, gerando pequenos apagões nas ondas de rádio. Inclusive, no início de junho, foi possível notar que uma explosão solar semelhante resultou nas interrupções de rádio em alguns países asiáticos. Por outro lado, através delas, a probabilidade de que apareçam auroras boreais mais chamativas é bem alta.
Além disso, é possível observar outras manchas relativamente menores, sendo elas: 3030, 3031, 3032, 3033, 3034, 3035 e 3037.
Comentários estão fechados.