Como beber café pode te ajudar na saúde dos rins?
O consumo de café traz benefícios para os rins. Confira!
Os rins são órgãos situados na região posterior do abdômen, um do lado direito e o outro do lado esquerdo, sendo que cada um mede, aproximadamente, 12 centímetros e pesa cerca de 150 gramas. Pesquisas revelam que o café pode interferir positivamente nesses órgãos. Confira o artigo e saiba mais sobre a influência do café na saúde dos rins. Boa leitura!
Leia mais: Comer Bem Pode Te Dar Mais 13 Anos De Vida, Aponta Estudo
Os rins possuem inúmeras funções, especialmente filtrar o sangue no corpo, por isso a relevância desse órgão é tamanha. Recentemente, foi descoberto que o café pode ajudar a manter este órgão saudável.
Função e importância dos rins
Os rins estão localizados na região posterior do abdômen e exercem diversas funções no organismo, como filtrar o sangue, remover resíduos do corpo, controlar a produção de glóbulos vermelhos, eliminar toxinas e controlar a pressão arterial.
O mau funcionamento dos rins pode causar muitos problemas de saúde com sintomas silenciosos. A insuficiência renal, em estágio avançado, pode apresentar sintomas como urina com sangue, urina com espuma, palidez, cansaço, dor no peito e sonolência.
O que o café tem a ver com a boa funcionalidade dos rins?
Pesquisas revelaram que os consumidores de café apresentam menos risco de desenvolver doenças renais do que as pessoas que não consomem o produto com regularidade. Isso se deve ao fato da cafeína melhorar a utilização de oxigênio nos rins.
Para cuidar melhor dos rins, além de incluir o café na sua dieta diária, é importante manter o corpo hidratado. Assim, beber bastante água, bem como fazer uma avaliação médica sempre que houver sinais e sintomas que despertam suspeitas e cuidar da alimentação são práticas fundamentais.
Possíveis causas de doenças renais
No Brasil, apesar de sermos bons consumidores de café, um em cada dez brasileiros têm algum tipo de doença renal por conta do estilo de vida e hábitos alimentares.
Condições como obesidade, uso de fumo e outras substâncias tóxicas podem afetar a saúde dos rins, e outras como histórico familiar, hipertensão, anemia e diabetes são os principais fatores de risco para doenças renais.
Para evitá-las, é importante administrar melhor os hábitos da própria vida. Assim, é preciso ter uma boa alimentação sem exageros, fazer exame de sangue e urina com regularidade, manter-se hidratado (a), entre outros. Tudo isso mantém distante os riscos de sobrecarregar este órgão e desenvolver problemas renais.
Comentários estão fechados.