Comer bem pode te dar mais 13 anos de vida, aponta estudo

Segundo esses cientistas da Noruega, é importante ter uma dieta variada e completa para viver por mais tempo com muita saúde.

Todos nós sabemos que comer bem é um dos segredos para ter uma vida de qualidade e para fugir de algumas doenças fatais. Porém, esses cientistas da Noruega foram mais além e destacaram como a alimentação saudável aumenta a expectativa de vida. Segundo o estudo publicado na revista científica PLOS Medicine, quem come bem pode ganhar até 13 anos de vida a mais.

Leia mais: O Segredo da Longevidade: Pesquisadores estudam a alimentação japonesa.

Menos açúcar e mais grãos

Na pesquisa mencionada, os cientistas apontam para a urgente necessidade de substituir hábitos alimentares perigosos por outros mais saudáveis. A começar pela diminuição da ingestão de açúcares refinados e gorduras trans, que são verdadeiramente nocivos para o nosso corpo. Mas só isso não bastaria, pois também é preciso investir em variedade de alimentos saudáveis.

Portanto, quanto mais variada for a sua alimentação dentro de opções que contribuem para a nossa saúde, melhor. Para isso, os indivíduos podem investir numa dieta a base de grãos integrais, mais vegetais ricos em fibras alimentares, nozes e frutas. Além disso, há também um destaque sobre os benefícios de substituir a carne vermelha por carnes brancas magras, principalmente os peixes. No caso, a proteína dos peixes, como salmão, atum e até a sardinha, influenciam sobre a saúde do cérebro e sistema nervoso.

Aumento do tempo de vida

Como consequência dessa mudança de hábitos alimentares radical, uma pessoa pode viver muito mais do que a expectativa de vida pré-estabelecida. Segundo a pesquisa, homens de 20 anos que mudam a rotina alimentar podem ganhar até 13 anos de vida saudável. Já no caso das mulheres de mesma idade, deve haver um aumento de até 11 anos com muita saúde.

Todavia, isso não quer dizer que apenas as pessoas nessas faixas etárias devem investir numa alimentação saudável. Afinal, o estudo também mostrou que até uma pessoa de 80 anos pode ganhar mais três ou quatro anos de vida caso opte por mudar a dieta. Portanto, não deixe para depois e resolva melhorar a sua saúde!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.