Estudo aponta que se identificar com personagens pode revelar traços de personalidade
Para chegar a essa conclusão, pesquisadores entrevistaram mais de 800 espectadores de um desenho animado.
A identificação com personagens das produções fictícias é um dos motivos que atraem um grande número de pessoas para as telas. Afinal, essa é a maneira que muitos encontram de se observar e até mesmo de se autoconhecer. Essa, inclusive, não é apenas a opinião do senso comum, pois um estudo publicado na revista Psychology of Popular Media concluiu que pessoas que se identificam com personagens de séries têm traços de personalidade endossados.
Leia mais: Estudo aponta que escolhemos nossos amigos pelo cheiro; entenda.
É comum se identificar com personagens?
O estudo relaciona a associação com personagens a um comportamento do tipo parassocial, onde existe uma identificação unilateral. Isso porque as pessoas comuns conseguem criar vínculos com personagens que são fictícios e em programas em que são apenas espectadores. Essa relação pode nascer, justamente, da identificação com o personagem, suas atitudes e personalidade.
Dessa forma, muitas pessoas, sobretudo os jovens, começam não apenas a achar o personagem semelhante a eles, mas também imitam o que veem na ficção. Inclusive, uma forma clássica de expressão desse envolvimento é a participação em grupos de fãs. Geralmente, esses grupos reúnem indivíduos que não apenas compartilham o gosto pela série, como também traços de personalidade.
Como se dá a reunião entre fãs?
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores realizaram entrevistas com 829 fãs do desenho animado “My Little Pony” em um grupo no Discord. No caso, os cientistas desenvolveram um questionário sobre como cada fã se identificava com cada um dos personagens através de categorias. Assim, estudou-se como havia uma relação de identificação em quesitos como humor, generosidade, lealdade, honestidade, bondade e amizade.
Dessa forma, os resultados apontaram que as pessoas conseguem identificar mais traços de personalidade em personagens que também identificam em si mesmas. Isso quer dizer que a forma como cada um se relaciona com uma identidade fictícia consegue revelar muito do que cada pessoa é. Por isso, esse estudo chega à conclusão de que as relações parassociais são mais importantes do que muitos imaginam.
Comentários estão fechados.