Marcas próprias de supermercados crescem em vendas devido à inflação

Um levantamento recente mostrou que agora os consumidores estão dando preferência a marcas próprias dos supermercados.

Os efeitos da inflação e desemprego tem mudado bastante o modo de consumo dos brasileiros. Um levantamento recente mostrou que agora os consumidores estão dando preferência a marcas próprias dos supermercados.

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Só nos primeiros quatro meses de 2022, esse tipo de produto teve um aumento de 7,68% nas vendas. Com esse crescimento, os estabelecimentos estão dando expansão nesse tipo de produto.

A NielsenIQ levantou alguns dados que mostram que 34% dos lares brasileiros possuem algum produto de marca própria, e entre as compras do supermercado, cerca de 7 itens do carrinho são desse tipo.

Para supermercados e farmácias que fazem esse tipo de venda, o lucro torna-se maior. É o que explica Roberto Butragueño, diretor de varejo da NielsenIQ: “A marca própria é um componente que ajuda muito no crescimento no médio e longo prazo do varejista. Ela ajuda na rentabilidade da marca, e permite oferecer uma oferta de preço competitivo, fazendo com que o consumidor sempre volte”.

Para Eduardo Finelli, diretor de marcas exclusivas do GPA, este tipo de produto é um polar estratégico para os supermercados. Só no GPA, 21,5% das vendas do primeiro trimestre são de produtos de marca própria. No mesmo período de 2020, o número era igual a 18,7%.

Isso também é bom para as marcas menores que fornecem seus produtos para que sejam remarcados com a marca dos estabelecimentos, pois a parceria facilita muito a venda e crescimento das empresas.

De acordo com Butragueño, o brasileiro não costuma trocar suas marcas preferidas por marcas de supermercado, mas esse resultado se deve à crise financeira que estamos passando. Mesmo assim, segundo ele, o consumidor ainda prefere manter as marcas e comprar em quantidade menor.

Para os estabelecimentos de grande porte, a dificuldade está em encontrar empresas menores que façam esse tipo de parceria e consigam distribuir para todas as regiões do país. E isso precisa ser feito com um preço mais barato, pois precisa representar uma competitividade com as outras marcas.

O especialista também vê o momento como um grande potencial para as marcas, oferecendo qualidade agregada a um bom preço, pois assim podem conquistar o gosto dos consumidores, fazendo-os não voltar atrás posteriormente.

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