Plataforma ‘simplificará a vida’ do exportador

Lançada durante o Web Summit Portugal, ‘Brasil Exportação’ conectará, rapidamente empresas e prestadores de apoio ao comércio exterior

Idealizada para simplificar e democratizar o acesso às exportações, ao conectar, de forma rápida e fácil, empresas a prestadores de serviço de apoio ao comércio exterior, em um só local, foi lançada oficialmente, nesta terça-feira (14), a plataforma Brasil Exportação, durante o Web Summit Portugal.

Ao considera-la ‘inovadora em nível mundial’, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, entende que plataforma apresenta potencial para garantir a maior participação das empresas no comércio exterior brasileiro.

Além disso, a plataforma deverá integrar todos os serviços de apoio à exportação para empresas brasileiras, com atenção especial às micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), além de se constituir em um dos principais instrumentos da recém-lançada Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE).

“Na PNCE, estamos buscando um comércio exterior mais inclusivo, em que mais MPMEs sejam beneficiadas pelas vantagens de fazer parte do mercado internacional. A Plataforma Brasil Exportação será uma ferramenta importante para alcançarmos esse objetivo”, previu o vice-presidente.

Estudo intitulado ‘Perfil das Firmas Exportadoras Brasileiras’, elaborado este ano pelo MDIC, aponta que as empresas exportadoras tendem a pagar melhores salários e a criar mais empregos. O entendimento do governo é que a iniciativa atesta a ‘relevância de políticas públicas que incentivem as exportações’, uma vez que a internacionalização do comércio exterior nacional representa um ‘importante vetor de geração e distribuição de renda’.

Cooperação conjunta – Resultado de projeto de cooperação conjunta dos governos brasileiro e britânico – no âmbito do Programa de Facilitação de Comércio Brasil-Reino Unido, liderado pelo MDIC e pela Embaixada do Reino Unido no Brasil – a plataforma é operada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), Sebrae, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), visando viabilizar serviços de comércio exterior a empresas de diversos portes e setores.

Entre outras finalidades, a plataforma Brasil Exportação também atuará como meio de divulgação dos serviços prestados por mais de 100 Setores de Promoção Comercial e Investimentos (SECOMs) do Itamaraty, instalados em países dos cinco continentes.

Na avaliação do chanceler Mauro Vieira, “o lançamento de uma ferramenta inovadora como a Brasil Exportação em muito contribuirá para aproximar o empresariado brasileiro interessado em conquistar espaço no exterior das nossas embaixadas e consulados. Por meio dos Setores de Promoção Comercial e Investimentos de seus postos no exterior, o Itamaraty mantém a tradição de apoiar o setor produtivo nacional. A nova plataforma certamente tornará ainda mais ágil esse contato, facilitando a atuação de nossos empresários nos mais diversos mercados”.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.