Estrela de Stranger Things, Millie Bobby Brown, fala sobre ter recebido Educação Domiciliar

A protagonista da série de maior sucesso na Netflix destaca que o ensino em casa funcionou para ela, mas que ainda existem implicações.

Nos últimos anos, é possível perceber um aumento considerável de pais e alunos que desejam migrar para a Educação Domiciliar. Inclusive, a revelação de que Millie Bobby Brown, estrela de Stranger Things, teve esse tipo de ensino ajudou a fomentar o debate. Para entender melhor o assunto, confira algumas vantagens e desvantagens da educação domiciliar.

Leia mais: Educação Financeira para crianças: Saiba o que é e como colocá-la em prática

“Funcionou para mim”, diz Millie Bobby Brown sobre Educação Domiciliar

Recentemente, saiu a quarta temporada de “Stranger Things”, um dos seriados mais vistos da plataforma de streaming Netflix. Com isso, todos os olhos se voltam para Millie Bobby Brown, que é uma das protagonistas do sucesso.

Anteriormente, Millie já havia dito que se formou na escola regular por meio do Homeschooling, que é a Educação Domiciliar. Na época, a atriz ressaltou o quanto esse método foi importante e funcionou para ela, mas também que é um assunto complexo.

Vantagens da Educação Domiciliar

São diversos os motivos que levam os pais a buscarem essa alternativa, como uma forma de escapar do bullying ou por necessidades especiais das crianças. Resumidamente, os estudos sugerem as seguintes vantagens para esse método:

  • Maior flexibilidade quanto aos horários de ensino;
  • Maior facilidade do aluno em tirar dúvidas;
  • Atendimento personalizado ao aluno;
  • Método de ensino que se adequa à particularidade de cada aluno.

Desvantagens da Educação Domiciliar

Por outro lado, também é possível falar de uma série de desvantagens, o que motiva os ativistas da educação a rebaterem esse método. Basicamente, o argumento consiste no fato de que a convivência da escola é fundamental para a saúde e formação dos alunos. Confira os desvantagens:

  • Complicações quanto a socialização desses alunos;
  • Ausência de atividades extracurriculares importantes, como esportes, comitês educacionais e demais trabalhos em grupo;
  • Complicações quanto ao controle do que se ensina em casa, de modo que a educação domiciliar pode ser ideológica ou doutrinária;
  • Ausência de profissionais da educação para auxílio psicossocial.

Por fim, vale ressaltar que a educação no Brasil tem como célula principal as escolas. Entretanto, cada vez mais cresce o número de famílias com interesse no método. Inclusive, a Câmara dos Deputados aprovou a PL 1.388/2022, que pretende regulamentar a Educação Domiciliar. Agora, a decisão segue para o Senado.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.