Educação financeira para crianças: saiba o que é e como colocá-la em prática

A educação financeira infantil é essencial para criar filhos bem-sucedidos.

Lidar bem com finanças é essencial para quem deseja uma vida estável e confortável. Nesse sentido, quanto antes soubermos administrar contas e recursos, melhor! Por isso, hoje iremos falar sobre a educação financeira para crianças e adolescentes e como você pode colocá-la em prática. Continue a leitura e saiba como educar seus filhos financeiramente para que sejam pessoas bem-sucedidas.

Leia mais: Segurança na internet para crianças: saiba como auxiliar os seus filhos

Educação financeira infantil – Qual a sua importância?

Quando a família não toca no assunto “finanças” com as crianças e adolescentes, eles crescem alheios a essa questão. Contudo, não demora muito pra que vejam algo relacionado a isso. Logo, conforme vão crescendo, começam a pedir coisas, como brinquedos, fantasias, material escolar e afins, sem ter noção do impacto disso no orçamento dos pais.

Portanto, a educação financeira desde cedo é fundamental para que as crianças e adolescentes saibam o valor do dinheiro; entendam o que é realmente necessário e o que é supérfluo; tenham em mente que precisam estabelecer metas e objetivos financeiros; e possam refletir sobre a importância de poupar e investir.

Em qual período começar a abordar a educação financeira?

O período ideal para tratar desse assunto é a partir da segunda infância, que ocorre dos três aos seis anos de idade. É quando as crianças já conseguem se comunicar, se expressar verbal e gestualmente e passam a ter contato social com pessoas além dos familiares.

Assim, você pode montar um cofrinho com a criança, contar histórias lúdicas sobre finanças, estabelecer uma mesada ou semanada, organizar pagamentos conforme algumas tarefas realizadas, entre outras atividades. Conforme os anos forem passando, será o momento de introduzir a educação financeira em relação ao dinheiro digital.

Como educar as crianças e adolescentes quanto ao dinheiro digital?

Com o desenvolvimento tecnológico, tornou-se comum administrar as finanças de forma totalmente digital. Sendo assim, também é importante educar seus filhos em relação a essa modalidade.

Já existem bancos que contam com produtos específicos para o público mais jovem, então você pode escolher entre várias opções. Dentre eles, os destaques são: Banco Inter, com sua Conta Kids; Banco Next, com o nextJoy; C6 Bank, com o C6 Yellow; e Mercado Pago, que tem a Conta Menor Idade. Além disso, a próxima promessa é a conta do Nubank direcionada para jovens entre 12 e 17 anos, que está em fase de testes.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More