Os malefícios de tomar chá de estômago vazio pela manhã
As consequências vão desde possíveis dores no estômago até tonturas e taquicardia, saiba o porquê.
Os chás fazem parte da cultura popular, principalmente por conta de seus diversos benefícios à saúde do corpo. Entretanto, diversas pesquisas indicam que tomar chá em jejum faz mal, visto que isso pode gerar aumento da acidez do estômago e outras consequências negativas. Neste artigo falamos mais a respeito disso, portanto, não deixe de conferir o conteúdo na íntegra! Boa leitura!
Leia Mais: Sensibilidade à Cafeína: Quais os sintomas e como tratar.
Motivos para não tomar chá em jejum
Embora seja possível encontrar diversas receitas na internet que apontem para o consumo de chá em jejum, essa não é uma recomendação médica. Na maioria das vezes, afirma-se que algumas opções, como o chá de hibisco ou canela, pela manhã podem resultar em emagrecimento.
Apesar disso, essas bebidas podem trazer inúmeros benefícios, inclusive o emagrecimento, em qualquer outra hora do dia. Porém, o consumo do chá em jejum pode trazer consequências ruins para o corpo, como as seguintes:
- Tonturas e taquicardia
Assim como o café, muitos chás também possuem quantidades significativas de cafeína, que é uma substância responsável por estimular a atividade neural. Entretanto, também existem consequências negativas, entre elas as tonturas e taquicardia. Inclusive, o risco desses sintomas aumenta quando se toma os chás pela manhã.
- Causa insônia
Existem chás que estimulam o sono, assim como os que causam insônia. Em ambos os casos, tomar chá em jejum consegue confundir a produção de neurotransmissores, de modo que os horários de descanso e vigília mudam.
- Aumento de acidez no estômago
Também por conta da cafeína, alguns chás são ricos em ácido e quando em contato com o estômago vazio estimulam ainda mais a acidez. Como consequência, é possível sentir problemas como azia e queimação.
- Aumento de gases
Por fim, precisamos falar sobre o aumento de gases estomacais e intestinais como consequência do chá em jejum. Afinal, quando o chá quente entra em contato com o estômago vazio existe uma expansão do mesmo para acomodar comida. Consequentemente, há um aumento significativo na quantidade gases.
Diante desses problemas, a recomendação médica é fazer o consumo de chá sempre que necessário, porém em outros horários e sempre com a barriga cheia. Por exemplo, chás de camomila são ótimos para tomar a noite. Já o de hortelã ajuda a digestão e por isso é bom para tomar depois do almoço.
Comentários estão fechados.