WhatsApp exclui mais de 22 milhões de usuários na Índia; saiba porquê
Entenda o que aconteceu.
O WhatsApp é um aplicativo de mensagens com alcance mundial. Como as regras para o uso da plataforma valem para todos, recentemente foi divulgada o banimento do WhatsApp para vários usuários da Índia. Segundo a empresa, mais de 22 milhões de contas foram banidas ali por motivos de segurança.
Leia mais: O WhatsApp e a perda de privacidade para quem bloqueia contatos
Milhares de contas foram afetadas
Em junho, o WhatsApp baniu milhões de usuários indianos da plataforma. As informações constam no relatório de segurança do usuário, que fora divulgado pela empresa em 2021 com o nome “Regras de TI”. Conforme o documento, entre os dias 1 e 30 de junho de 2022, cerca de 22,1 milhões de contas foram excluídas do aplicativo sob o argumento de infringir os termos de uso da plataforma.
Um porta-voz do WhatsApp afirmou que eles receberam 632 denúncias em junho. Os detalhes das reclamações também foram divulgados no relatório de segurança do usuário.
No mesmo comunicado, o representante da empresa afirma que as ações adotadas pelo WhatsApp estão publicadas no documento, assim como as recomendações de ações preventivas para o combate ao mau uso da plataforma.
Infringir regras pode resultar em processo judicial
Referente ao número total de denúncias recebidas pelo WhatsApp, 426 se referem a apelações de banimento e 16 reclamações por razões de segurança. Com base nas denúncias recebidas, a plataforma processou os donos de 64 contas. No relatório, o WhatsApp argumentou sobre os esforços para a implementação de recursos e ferramentas com a finalidade de evitar comportamentos considerados prejudiciais para o uso do aplicativo.
A empresa ainda descreve no relatório todo o processo para identificar os usuários que supostamente estão infringindo os termos de uso. O procedimento ocorre em três estágios: no ato de registro, durante as mensagens e na resposta ao feedback negativo resultante de relatórios e do bloqueios de usuários.
Como boa parte das ações de mau uso ocorrem em grupos, o WhatsApp tem trabalhado no desenvolvimento de uma série de recursos que amplie o poder do administrador dos grupos, como a capacidade de excluir mensagens consideradas indevidas que foram enviadas pelos participantes.
Comentários estão fechados.