Auxilio Brasil: saiba o que pode congelar seus pagamentos de R$ 600
Ter o benefício suspenso é possível e mais fácil do que você imagina. Saiba como evitar que isso aconteça para não acabar sendo excluído do programa.
Desde o início da pandemia que começou em meados de março de 2020, os governos de todo o mundo precisaram ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade. Programas de transferência de renda foram desenvolvidos e ajustados para amparar nesse sentido, assim como foi o Auxílio Emergencial e o Auxilio Brasil, que ainda perdura.
Leia mais: Bancos desistem de oferecer consignados a beneficiários do Auxílio Brasil
Depois que o Auxílio Emergencial chegou ao fim, o Governo Federal reestruturou o que era o Bolsa Família para se tornar o agora conhecido como Auxílio Brasil, cujos pagamentos são mais elevados. Além dele, também criou alguns benefícios extras que estão ajudando a população diante da crise econômica do país.
Auxílio Brasil: quem tem direito a este benefício?
Pode-se dizer que os requisitos são bem simples, pois caracterizam a real necessidade das pessoas. Os indivíduos que podem solicitar essa ajuda são os membros das famílias que estão cumprindo com as seguintes exigências:
- Estão em situação de pobreza;
- Estão ou se encaminham para uma situação de extrema pobreza;
- Estão sob regra de emancipação.
Além da necessidade da situação de vulnerabilidade social, é fundamental que as famílias tenham também: gestantes, mães amamentando ou crianças, adolescentes e jovens adultos com idade inferior a 21 anos.
Outra necessidade muito significativa é que todos os membros do grupo familiar sejam cadastrados no sistema Cadastro Único (CadÚnico) e que atualizem as suas informações em um prazo de dois anos.
O benefício do Auxílio Brasil pode mesmo ser congelado?
O prazo para os cidadãos que precisavam atualizar os seus dados no CadÚnico expirou no dia 12 de agosto, no entanto o Ministério da Cidadania deixou claro que o procedimento era necessário para evitar que os repasses para milhões de famílias fossem suspensos.
Com a ajuda desse procedimento, muita gente conseguiu impedir o congelamento dos benefícios sociais como Auxilio Brasil, Vale-gás, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e inúmeros outros.
Se você não atualizou os dados, seu benefício será congelado
Por outro lado, se os registros não estiverem corrigidos, esses programas podem acabar suspensos. Com isso, os pagamentos dos R$ 600 serão congelados, especialmente se for constatado que os requisitos não são atendidos.
É fundamental notar que o governo utiliza o CadÚnico como a sua principal ferramenta para incluir famílias de baixa renda em todos os programas listados acima, principalmente o tão importante Auxílio Brasil.
Comentários estão fechados.