Pesquisa traz possível resposta para a agricultura em Marte
Alfafa pode ser a solução para o desenvolvimento da agricultura no planeta vermelho.
Pooja Kasiviswanathan foi a pesquisadora que deu início a uma pesquisa sobre o desenvolvimento de sistemas alimentares para o planeta vermelho. Com seus estudos, ela descobriu uma potencial planta que poderia ser cultivada em Marte, cujo solo possui baixo teor de nutrientes e a água tem alta salinidade.
Leia mais: Saiba mais sobre a missão de fotografar toda a superfície de Marte
Possível resposta para a agricultura em Marte
Tendo em vista estas características, desenvolver métodos para aumentar o teor de nutrientes no solo e dessalinizar a água são essenciais para a agricultura em Marte. Visando isso, o estudo demonstrou o crescimento saudável da planta alfafa em solo marciano simulado, sem necessidade da adição de fertilizantes.
A alfafa é capaz de sobreviver em solo vulcânico resistente e é utilizada há anos como biofertilizante. Durante a pesquisa, os cientistas adicionaram o fertilizante de alfafa no solo simulado do planeta vermelho e perceberam o sucesso do cultivo de nabos, rabanetes e alfaces – plantas de baixa manutenção e rápido crescimento. No caso dos nabos, o crescimento teve um aumento de 190%, enquanto o dos rabanetes aumentou 311% e o dos alface aumentou 79%, quando comparado ao solo simulado e não tratado.
Quanto à água salgada encontrada em Marte, os pesquisadores realizaram o tratamento com bactérias marinhas e, em seguida, a filtraram com rochas vulcânicas para produzir água doce. Ao realizar os testes com as mesmas plantas, o biofertilizante de alfafa e essa água, os nabos e rabanetes demonstraram um aumento significativo no crescimento.
Potenciais problemas
Contudo, não é possível definir a verdadeira semelhança entre o solo marciano simulado e o real. Por exemplo, o solo simulado não possui sais tóxicos de perclorato, os quais estão naturalmente presentes em Marte. Porém, os pesquisadores disseram que existe a possibilidade de remover essa substância utilizando água dessalinizada, e assim realizar o cultivo sem prejudicar as plantas.
Como foi dito, estudos desse tipo proporcionam o desenvolvimento da agricultura no planeta e consequentemente, sustentar missões e assentamentos permanentes.
Comentários estão fechados.