Confira 5 dicas essenciais para preservar o patrimônio de uma empresa
O patrimônio é o recurso que mantém qualquer empreendimento com as portas abertas.
Sem dúvida, uma das grandes preocupações dos empreendedores em geral é relacionada a como preservar e proteger o patrimônio de suas empresas. Vale ressaltar que essa questão atinge microempreendedores, empreendedores médios e aqueles já estabelecidos no mercado. Isso porque o patrimônio é o recurso que mantém qualquer empreendimento com as portas abertas, sendo, portanto, fundamental para a sobrevivência e desenvolvimento do negócio.
Leia mais: Como reduzir o uso de produtos descartáveis no seu negócio?
O sucesso da preservação de um patrimônio envolve estratégias, conhecimentos e maturidade financeira. Nesse sentido, compilamos 5 dicas essenciais para te ajudar a proteger o patrimônio da empresa e assim, garantir seu crescimento e lucratividade. Mas, antes de tudo, entenda o que exatamente significa e como se caracteriza o patrimônio de uma empresa.
O que é o patrimônio da empresa?
O patrimônio de uma empresa é composto por todos os seus bens, direitos e obrigações. Em outras palavras, o patrimônio de uma companhia está além de apenas itens materiais, instalações e ganhos financeiros, e se refere a tudo que a organização possui onde há chances de gerar algum lucro. Por exemplo, o patrimônio de uma empresa pode incluir investimentos, dinheiro, aplicações, propriedades, imóveis, produtos, serviços, entre outros bens.
Sobretudo, preservar um patrimônio envolve estratégias empresariais, jurídicas e tributárias que possam garantir a segurança e a integridade dos bens do empreendedor. Antes de mais nada, para você aproveitar esse artigo ao máximo, é necessário ter em mente que a atitude mais importante de todas é separar os bens pessoais dos bens da empresa. A partir disso, confira dicas fundamentais para estabelecer sua permanência no mercado e desenvolver a lucratividade sem perder em nenhum setor pessoal ou empresarial.
1ª Dica: Contrate um seguro empresarial
Imprevistos são incontroláveis e acontecem, mas isso não significa que você não deva “prever” diversas situações e se proteger delas. O acesso a uma boa cobertura de um seguro empresarial vai proteger seus bens e seu patrimônio em caso de incêndio, roubo, desastres naturais e muitas outras situações.
2ª Dica: Conheça seus colaboradores
Contratações de pessoas de confiança tem uma importância enorme dentro de qualquer empresa. Independente do tamanho que ela possui, é necessário conhecer seus colaboradores para evitar roubos, golpes e ações de má-fé. Para as companhias mais estabelecidas no mercado, sugerimos o uso de crachás e, em alguns casos, portas com acesso somente a pessoas autorizadas.
3ª Dica: Invista em segurança de dados
Roubo de dados e informações, sobretudo do universo bancário, podem facilitar no roubo de um produto físico e colocar em risco o patrimônio de uma empresa. Isso pode gerar prejuízos extremos através de golpes e invasões de hackers. Invista em segurança de dados em seus sistemas financeiros e de gestão, utilizando firewalls ou dispositivos de criptografia.
4ª Dica: Invista em segurança física
O acesso a câmeras de monitoramento, vigilância e alarmes pode ser muito útil para a segurança do patrimônio de uma empresa. Você pode acompanhar tudo remotamente através de smartphones, tendo gravado em vídeo qualquer problema que possa acontecer.
5ª Dica: Controle de estoque eficiente
O controle de estoque pode ser entendido como uma matéria-prima para a fabricação e comercialização de produtos ou mesmo do produto acabado. Esse controle deve ser diário, contabilizando a entrada e saída de produtos ou matéria-prima, insumos e serviços. Além disso, os balanços de estoque são observados pelo governo, através das informações do Sistema Público de Escrituração Fiscal (SPED Fiscal), e em caso de inconsistência, é possível que o empreendedor seja acusado de sonegação, causando dano ao patrimônio da empresa.
Comentários estão fechados.