Itaú lança campanha que disponibiliza 1,8 milhão de livros gratuitos para crianças
Campanha “Leia para uma Criança” é lançada pelo Itaú Social e Itaú Unibanco oferecendo kits com títulos de duas obras infantis.
O hábito da leitura favorece o aprendizado de conteúdos específicos, além de aprimorar a escrita e desenvolver o raciocínio crítico. Por isso, deve ser estimulado desde os anos iniciais infantis, tanto em casa quanto na escola. Exercitando seu papel social e incentivando o gosto pelos livros, o Itaú lança a campanha “Leia para uma Criança”.
Uma iniciativa do Itaú Social e Itaú Unibanco, a campanha vigora desde 2010 e, até hoje, já colocou à disposição mais de 51 milhões de livros. Em 2018, oferta 1,8 milhão de coleções em kits trazendo dois títulos infantis – “Pedro Vira Porco Espinho” e “Quero Colo”, das autoras Janaína Tokitaka e Stela Barbieri, respectivamente.
De acordo com a especialista em Programas Sociais do Itaú, Dianne Melo, a leitura favorece a socialização e construção de vínculo, se feita por um adulto para uma criança. Os benefícios, segundo ela, ainda incluem ampliação de vocabulário e capacidade de aprendizagem, o que impulsiona o esforço anual pela promoção da campanha.
A boa notícia é que, entre os kits, também foram inseridos 2 mil livros em braille e leitura expandida, além do mesmo número de exemplares para leitores com outros tipos de deficiência. A solicitação do material é feita por meio de cadastro no site da campanha e os livros chegam pelos Correios. Não é necessário ser correntista do Itaú para participar.
Sobre os livros
Os títulos foram escolhidos por meio de edital público e considerou a temática abordada, características literárias, qualidade do projeto gráfico e autoria, além da interação de adultos e crianças por meio da experiência sensorial com famílias de todo o país. Avaliações de especialistas e mediadores também foram importantes na escolha.
Pedro Vira Porco Espinho descreve, com muito humor e várias surpresas, quantas transformações podem ocorrer com as crianças quando nem tudo sai como planejado. Em Quero Colo, os protagonistas são os bebês, valorizando a proximidade e o afeto entre humanos e animais.
Aliás, essa relação entre pais e filhos é o ponto chave estimulado pela campanha. O incentivo para que adultos leiam para crianças se justifica pelo desenvolvimento das emoções, concentração, raciocínio, curiosidade, empatia, sociabilidade, linguagem oral e relacionamento familiar.
Promoção da campanha
No intuito de impactar e levar o maior número de cadastros, os métodos de divulgação da campanha são marcantes. Neste ano, a divulgação será feita por meio do filme Robô, que conta a história de uma menina que desenvolve projetos robóticos a partir do incentivo à leitura pelo pai.
Passando por diferentes momentos de sua vida, sua jornada termina em um momento de grande realização pessoal e profissional. As propagandas veiculadas pelo Itaú Social carregam a mesma emoção daquela empreendidas em edições anteriores. A trilha sonora, a música Dream On, da banda Aerosmith, complementa o clima.
No mês de outubro, a campanha contará ainda com o lançamento de “A Biblioteca de Malala”, entrevista exclusiva com a ativista paquistanesa Malala Yousafzai. A jovem, vítima de um grave atentado contra sua militância, passou pelo Brasil neste ano promovendo a importância da educação, especialmente para meninas e mulheres.
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