Cidade perdida no oceano é um lugar fantástico e pouco conhecido
Justamente porque o oceano é pouco explorado, é surpreendente a quantidade de mistérios que ele mantém da sociedade. Conheça a famosa “Marte do passado”.
Você já imaginou encontrar uma cidade perdida no meio do oceano? Essa foi uma das descobertas feitas por pesquisadores da vida marinha. Localizada na região central do oceano Atlântico, o local conhecido como “cidade perdida” abriga uma quantidade impressionante de animais e pode chegar a até 60 metros de altura.
Leia mais: Telescópio James Webb revela galáxia mais antiga do universo
Mistérios do planeta Terra
A área do Atlântico já é conhecida pelos cientistas desde os anos 2000. Ela está localizada a mais de 700 metros de profundidade e se chama Campo Hidrotermal da Cidade Perdida. Esse ambiente é o mais antigo da história do oceano em questão.
Segundo os pesquisadores, as comunidades presentes na Cidade Perdida conseguem sobreviver mesmo sem a presença de oxigênio graças à capacidade da água do mar de conseguir alimentar a população microbiana apenas com os hidrocarbonetos presentes ali.
Na expedição realizada com o auxílio de veículos marinhos operados remotamente, foi possível ver as paredes e colunas do lugar. Elas podem alcançar até 60 metros de altura e até mesmo formar pequenas pilhas.
A parte de cima dessa cidade expele gases quentes, responsáveis por manter a vida de diversos caracóis e crustáceos. Além disso, ela é morada de outros animais, como caranguejos, camarões e até enguias. Por essa razão, embora o local seja considerado extremo, há diversidade de vida e deve ser preservado com cuidado.
Certamente há outros locais conhecidos como campos hidrotermais, porém esse é o único encontrado até então.
Marte no passado
Ela consegue se manter sem a luz do sol e ainda fornecer alimento a partir de hidrocarbonetos produzidos por reações químicas no fundo do mar. Por esse motivo, o microbiologista William Brazelton chama a Cidade Perdida também de Marte no passado, já que a vida pode surgir em ambientes pouco oxigenados como este.
A preocupação dos especialistas agora é outra. A Polônia tem permissão para explorar o mar nessa exata região, ou seja, esta medida pode destruir essa forma de vida marinha. Dessa forma, eles pedem para a Cidade Perdida ser listada como Patrimônio da Humanidade para ter sua existência protegida.
Comentários estão fechados.