Telescópio espacial captura fotografia em alta resolução da Estrela de Einstein
Um fenômeno gravitacional conceituado por Einstein, a Estrela de Einstein, foi registrado pelo Telescópio Espacial James Webb.
O Telescópio Espacial James Webb, desenvolvido pela NASA, Agência Espacial Canadense e Agência Espacial Europeia, conta com uma alta tecnologia e pode captar a formação de galáxias e estrelas. Entre os seus grandes feitos, destaca-se a recente captura da imagem de um ”anel de Einstein” em ótima qualidade.
Leia mais: Telescópio James Webb revela galáxia mais antiga do universo
Essa é uma teoria do físico alemão criada há quase um século. Veja agora mais informações sobre a fotografia do Anel de Einstein que foi obtida por meio do famoso telescópio batizado de James Webb.
Anel de Einstein e Telescópio Espacial James Webb
Observe a figura a seguir. Registrada por um dos telescópios mais famosos e tecnológicos do planeta, o James Webb, a fotografia é a mais perfeita e em alta resolução já divulgada na história sobre este fenômeno que foi previsto há quase cem anos pelo físico Albert Einstein.
O que é o Anel de Einstein?
Também chamado de anel de Einstein-Chwolson ou anel de Chwolson, o fenômeno de lente gravitacional é gerado pela deformação do espaço-tempo e da luz de uma galáxia afastada.
Imagine duas galáxias que estão a uma distância muito grande uma da outra. Quando a luz da galáxia distante se transporta e cruza a galáxia mais próxima, ela segue a deformação do espaço-tempo que é criada pela gravidade. Por esse motivo, ela também se deforma, chegando à Terra com o formato de anel.
Esse círculo perfeito criado pelo evento de lente gravitacional pode, inclusive, auxiliar cientistas e astrônomos a reconhecer qual galáxia está mais distante: as avermelhadas estão mais longe enquanto os tons de azul dizem respeito as que estão mais próximas.
Como a imagem foi divulgada?
Para capturar a fotografia, foi utilizado o MIRI (Mid-Infrared Instrument), ou seja, o instrumento utilizado para captá-la foi um infra-vermelho. Um estudante de astronomia, por meio da rede social Reddit, cuja conta é @Spaceguy44, utilizou dados do instrumento MIRI e do Telescópio James Webb divulgados à público pela NASA e divulgou a informação em sua conta, encantando internautas e amantes do espaço.
Comentários estão fechados.