7 aplicações de inteligência artificial: algumas já substituem o trabalho humano
Sabemos que a Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente por meio das inovações tecnológicas que chegam a nós em massa. Já conhece identificá-las?
Durante muito tempo, a existência de aplicações de inteligência artificial (IA) era um mito, pois acreditava-se que um produto com origem na ficção científica jamais se tornaria parte da realidade. O tempo passou! Com tantos avanços tecnológicos, este recurso não apenas se tornou real como agora é amplamente utilizado de diversas maneiras.
Leia mais: Consumo de chá pode fazer parte de uma dieta saudável, aponta estudo
Principais aplicações de IA
Nós estamos falando, basicamente, da capacidade de dispositivos eletrônicos funcionarem de forma similar ao pensamento humano. É algo que inclui a percepção de variáveis e resolução de problemas. É um meio de operar por meio de uma lógica que remete ao raciocínio. Curioso, certo? Veja quais são as principais aplicações já vistas.
1. Google Fotos
O Google Fotos usa a tecnologia de IA para que os usuários procurem fotos de pessoas específicas em suas tags ou listas de contatos. Ele consegue identificar os rostos dos indivíduos em suas fotografias, então possibilita que você as marque ou procure por elas de acordo com essa identificação.
2. Indústria
Já temos equipamentos operados por meio de IA que fabricam e conferem os produtos sem a necessidade de serem operados por um humano. E não para por aí, pois também estão sendo criadas máquinas para produzir e executar novos projetos de forma independente.
3. Carros autônomos
Uber, Tesla e a Google são exemplos de empresas que desenvolvem carros autônomos, ou seja, que não precisam de motoristas para guiá-los. Essa inovação é possível devido a uma combinação de sensores e tecnologias que fornecem dados para os algoritmos que, por sua vez, orientam o movimento dos automóveis em percurso.
4. Atendimento aos consumidores
Nos últimos anos, muitas empresas adotaram o chatbot. Esse é um tipo de robô capaz de realizar atendimentos. Ele reconhece as credenciais e os dados do cliente, então consegue atendê-lo tal qual um ser humano faria, mas apresentando uma disponibilidade de 24 horas.
5. Análises preditivas
Elas são previsões feitas a partir de dados, tendências e informações – entre outros fatores – que possibilitam que as empresas tomem decisões mais inteligentes e confiáveis. Diversas organizações atualmente já optam por utilizar recursos de IA para a produção desses estudos.
6. Vendas e marketing
Ligada ao tópico anterior, a partir das informações captadas pelas análises baseadas em IA, a empresa pode utilizar o resultado dos levantamentos para criar estratégias de vendas melhores, assim como campanhas de marketing mais personalizadas para cada tipo de consumidor.
7. Segurança
Não há como negar que a IA pode ser aliada dos mecanismos de segurança de instituições públicas e privadas, especialmente para evitar fraudes e ataques digitais. Por meio dela, a organização pode criar algoritmos antifraude que são únicos, pois vão de acordo com as suas políticas de segurança.
Comentários estão fechados.