Quer conhecer 3 tipos de maracujá diferentes? Neste artigo há detalhes

Uma fruta muito presente na coziha dos brasileiros é o maracujá, porém, você já sabia que existem vários tipos dele?

O maracujá mais comum aqui no Brasil é o maracujá redondo, com coloração amarela. Porém, há também vários outros tipos de maracujá com cores, formatos e características nutricionais totalmente diferentes. Se você já assistiu programas de culinária como “The Great British Baking Show”, “Cupcake Wars” ou até mesmo “Iron Chef”, com certeza já ouviu falar sobre outro tipo de maracujá que fez muito sucesso por lá. Acompanhe a leitura e conheça 3 tipos distintos da fruta.

Leia mais: Maracujá-banana: que alimento é esse e por que ele é ilegal em alguns lugares?

Veja os tipos de maracujá

Abaixo conheça algumas opções da fruta e suas características.

Maracujá-amarelo/ Passiflora edulis

Foto: Canva.

Esse é o tipo mais comum de maracujá para os brasileiros, é aquele que está presente no dia a dia de muitas pessoas. Esse tipo também é o mais conhecido no mundo e a variação de maracujá mais conhecida de todos os tipos.

Ele normalmente tem um formato redondo e uma coloração bastante amarela, seu sabor é marcado por ser azedo, por isso é utilizado em diversas receitas como: Sucos, sorvetes, mousses, caldas e geleias. Possui também diversas características nutricionais, são elas: Ter efeito calmante, ser rico em antioxidantes, vitamina A e fibras, além de também ter bastante minerais como cálcio, ferro e magnésio.

Ele é cultivado em todo o Brasil, com um destaque para os estados da Bahia, Santa Catarina, Ceará, São Paulo e Minas Gerais.

Maracujá-roxo/ maracujá da videira Passiflora

Foto: Shutterstock.

Esse tipo é mais conhecido pela cor da sua casca, que chama bastante atenção por ser roxa ou amarela resistente e entranhas macias cheias de sementes, é muito conhecido também, pois na última década apareceu bastante em programas de culinária. Ele é uma variação menor do maracujá que conhecemos e também é menos ácido que o maracujá amarelo.

A casca dele normalmente é bem amarga, porém a carne é doce e suculenta e marcada por um sabor tropical. Ele é bastante utilizado para fazer polpas para misturar em coquetéis, sobremesas, saladas ou até mesmo para comer no café da manhã. É uma fruta muito parecida com o romã, devido à sua textura gelatinosa cravejada de sementes crocantes.

Possui também diversas características nutricionais como: Ser uma excelente fonte de vitamina C, ferro, cálcio e potássio, além de possuir uma grande quantidade de fibras e ter ação antioxidante.

Esse tipo de maracujá é muito popular em países europeus, mas costuma ser cultivado em locais de clima subtropical, como no Sul do Brasil.

Maracujá-açu

Foto: Canva.

Essa é a maior variação de todos os tipos de maracujá e também é conhecido como granadilho gigante, granadina ou badea. Ele pode chegar até 3kg e é conhecido por ter a casca amarela-esverdeada e possuir um sabor mais adocicado.

Ele pode ser encontrado principalmente na região Norte do Brasil, mas não é tão comum como outro tipo de maracujá aqui no Brasil. Porém, assim como os outros, também possui diversas características nutricionais importantes como: Ter uma grande quantidade de fibras, grande quantidade de vitamina A e C, propriedades antioxidantes, digestivas e anti-inflamatórias, além de diversos sais minerais como cálcio, ferro e sódio.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.