Alimentação para o pet: entenda os perigos de uma dieta com muito pão
Gatos e cachorros não podem comer pão a todo momento. Entenda os riscos desse hábito para os seus bichinhos.
O organismo de um gato ou cachorro é muito diferente do humano. Por isso, alguns alimentos devem ser evitados por completo e outros precisam ter a sua frequência vigiada. Em momentos de refeições, é comum se compadecer e dar um pedaço do que se está comendo para o animalzinho. Por outro lado, é importante estar atento ao mal que algumas comidas fazem para proporcionar uma boa alimentação animal para o seu pet, seja ele um cão ou gato.
Leia mais: 5 coisas que os cachorros detestam que os seus donos façam
O pão é um vilão ou um mocinho na vida dos animais?
Como tudo na vida, as decisões precisam de um contexto para um melhor entendimento. Sendo assim, os pães possuem um teor de carboidratos muito grande, e por isso os cães e gatos não costumam digerir esse alimento muito bem em grandes quantidades.
Portanto, pães em excesso podem ser considerados vilões para esses bichinhos, e por isso precisamos controlar a vontade de dar o que estamos comendo quando eles pedem. Em alguns momentos, pode ser até difícil negar, mas é preciso se lembrar que estaremos zelando pela saúde deles.
Prefira petiscos próprios para animais ao invés dos pedaços de pães
Existe uma diversidade de biscoitos, petiscos, sachês e ossinhos para oferecer no lugar de pães. Por outro lado, o fato de serem próprios para os pets não quer dizer que devem ser consumidos deliberadamente, assim como as próprias rações deles.
Outro fator importante é associar o petisco a uma atividade. Ou seja, entender que ele está sendo recompensado por um bom comportamento ou por ter atendido a um comando irá proporcionar benefício em dobro.
Os petiscos também precisam de atenção
Por outro lado, nem todos os petiscos são confiáveis. Ler os constituintes nutricionais ou até mesmo consultar um veterinário é o ideal para não errar. A estimativa de vida de um gato ou cachorro não é muito longa, por isso, é preciso se preocupar com os detalhes para proporcionar a esses bichinhos uma vida longa e saudável.
Comentários estão fechados.